Abertura da Exposição “Rio Grande 280 anos: A Gente Vive uma Grande História” encanta os visitantes

O Executivo Municipal, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou, no dia 1º de outubro, na Sala Multiuso, no prédio da Prefeitura Municipal, a Abertura da Exposição “Rio Grande – 280 anos”, com o tema “A Gente Vive uma Grande História”

A Exposição faz parte do projeto “Rio Grande 280 anos: A Gente Vive uma Grande História”, que consistiu em incentivar os Arte-Educadores e professores de Educação Física da rede pública municipal de ensino, desde o início do ano letivo, a trabalharem a temática dentro na sala de aula.

O Projeto, junto aos Arte-Educadores, teve como objetivo fomentar nos estudantes o sentimento de pertencimento, identidade e preservação do patrimônio artístico  e cultural local, entendendo que a escola é um espaço dialógico, aberto à discussão e reflexão da realidade.

Dentro desse contexto, despertar o olhar sobre a cidade e perceber a história das pessoas que a construíram e a constroem, foi o caminho utilizado para que os alunos desenvolvessem criações expressivas, revelando uma concepção estética e poética”, destacou a assessora de Artes da SMEd, Suzane Barros.

Já o Projeto junto aos professores de Educação Física teve como objetivo motivar nos estudantes o sentimento de resgate das memórias esportivas da comunidade rio-grandina, vivenciadas nestes 280 anos de história. Este resgate foi realizado através de uma proposta de trabalho voltado à valorização dos movimentos esportivos ocorridos durante este período, motivando os educandos a buscar o entendimento de que cada indivíduo faz parte deste processo como ser ativo, como sujeito desta grande história.

Conhecer a história da cidade e seu processo constitutivo é possibilitar que estudantes sejam sujeitos ativos desse processo. Portanto, no ano que se comemora os 280 anos da Cidade, apresentamos sua história e seu patrimônio material e imaterial por meio do olhar de alunos e alunas da rede municipal”, afirmou Suzane.

Segundo a assessora de Educação Física da SMEd, Leontine Santos, “os professores de Educação Física deram um primeiro passo na direção de resgatar as memórias esportivas da cidade, apresentando a história dos grandes clubes locais, Sport Club Rio Grande e Sport Clube São Paulo, além do Grêmio Esportivo Vila Verde, do bairro Santa Tereza. Acredito que nas próximas edições, com certeza teremos um movimento ainda maior, uma vez que ainda temos muito o que resgatar sobre a história do Esporte na cidade do Rio Grande”.

Para Suzane Barros, ”a diversidade de técnicas apresentadas nos trabalhos expostos pelos alunos demonstra a qualidade e o comprometimento das ações realizadas pelos professores de Artes da rede. Esta primeira edição superou as expectativas, pois além de desenhos, colagens, fotografias, gravuras, maquetes e esculturas, os alunos produziram vídeos que retratam a memória da Cidade e seu patrimônio, sendo um rico trabalho de resgate histórico”.

SMEd
Roberton Reis