Outubro Rosa: EMEB Carmen Baldino realizou atividade em parceria com o Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera

Nos dia 24 e 25 de outubro, a Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmen Regina Teixeira Baldino realizou, em parceria com curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, a sua atividade alusiva ao “Outubro Rosa”.

Fizemos parte do evento de duas formas. A primeira, através da palestra da Prof.ª Márcia Oliveira de Oliveira, no dia 24; e no dia 25, com a palestra da Prof.ª Surda, Francielle Cantarelli Martins, que abordou o tema ‘O empoderamento da Mulher no Universo Surdo’”, explicou a diretora Cristiane Fernandes.

As alunas da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio, bem como as mães dos alunos da Escola, participaram do evento. “A palestra da Prof.ª Francielle foi um momento muito emocionante, pois pudemos conhecer algumas das barreiras que ela enfrentou na sua vida e as estratégias que utilizou para vencê-las. As alunas e as mães de alunos se identificaram em muitas situações e aproveitaram as experiências da palestrante para buscar sua independência, também”, destacou Cristiane. Francielle é graduada em Psicologia, Licenciada em Letras Libras, Mestre em Educação pela UFPel e Doutoranda em Linguística, na UFSC. Foi uma noite de grandes aprendizados e renovação das forças para vencer as barreiras.

Na oportunidade, também foi realizada a apresentação da Escola aos presentes. Segundo a diretora, “momentos como esses são ímpares na vida de cada um dos que tiveram a oportunidade de assistir. Ganhamos todos nós, surdos e ouvintes. Os surdos, pois se identificaram com a fala da Francielle, e, assim, renovaram suas forças. Para nós, ouvintes, foi possível perceber que podemos empenhar mais forças para vencer nossas próprias barreiras, que se tornam tão menores frente às experiências expostas. Também foi muito importante relatar um pouco do funcionamento da Escola para os futuros enfermeiros presentes, reforçando a ideia do quanto é indispensável para profissionais da área da saúde conhecerem Libras e os surdos para atendê-los com qualidade como a qualquer outro cidadão”.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEB Carmen Baldino