2ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar ganha destaque no Estado

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através através do Núcleo dos Anos Finais/Assessoria de Educação Física, realizou, nos dias 04 e 05 de outubro, a “2ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar”, a qual mobilizou onze instituições de ensino: nove Escolas Municipais (EMEFs Admar Corrêa, Ana Neri, Cidade do Rio Grande/CAIC, Dolores Garcia, França Pinto, Frederico Ernesto Buchholz, Peixoto Primo, Porto Seguro e Wanda Rocha Martins); um  Instituto Federal (IFRS) e uma Escola da Rede Privada (Cristo Rei).

 

A caminhada desta modalidade esportiva em Rio Grande teve início no ano de 2013, com apenas três professores, que foram os parceiros na organização desta Copa, pois acreditaram na disseminação deste esporte, um tanto quanto diferente, mas apaixonante. Na oportunidade, foi plantada a semente que começou a germinar naquele mesmo ano, com o “1º Festival de Punhobol da EMEF França Pinto”.

Tivemos a representação do nosso Município no ‘Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar’ nos anos de 2015, 2016 e 2017, além de sediarmos uma das etapas da ‘Copa Livre de Punhobol Amador’, assim como a 2ª etapa do ‘Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar’, no ano de 2015. Mas muito mais ainda estava por vir, pois em pesquisa realizada no ano passado, constatamos que vinte escolas municipais de Rio Grande utilizam o Punhobol como instrumento pedagógico, seja nas aulas de Educação Física ou em projetos extraclasse, o que torna Rio Grande um dos municípios que mais estimula este esporte na Escola, tanto no Estado, quanto no país”, destacou Leontine Santos, assessora de Educação Física da SMEd.

Segundo Leontine, “não podemos deixar de citar que a nossa ‘1ª Copa’ foi tema do Esporte  Espetacular, programa da RBS, em que a apresentadora Alice Bastos Neves anunciou: ‘Torneio de Punhobol movimenta alunos das escolas públicas de Rio Grande’. Ficamos muito orgulhosos de viver esta linda história e muito felizes com a participação, nesta 2ª edição da Copa, dos estudantes e professores das Escolas Wanda Rocha, Admar Corrêa, Dolores Garcia e Cristo Rei, possibilitando um primeiro contato com este esporte que muito acolhe, agrega e educa”.

A “2ª Copa Cidade do Rio Grande de Punhobol Escolar” mobilizou 11 instituições, 352 alunos, divididos em 32 equipes que competiram nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, nos naipes masculino e feminino, obtendo as seguintes classificações:

Categoria Sub 13 Masculino

  • Campeão – EMEF Cidade do Rio Grande
  • Vice-Campeão – EMEF Wanda Rocha Martins
  • 3º Colocado – EMEF Porto Seguro A

Categoria Sub 13 Feminino

  • Campeão – EMEF Porto Seguro A
  • Vice-Campeão – EMEF Porto Seguro B
  • 3º Colocado – EMEF Cidade do Rio Grande

Categoria Sub 15 Masculino

  • Campeão – EMEF Peixoto Primo
  • Vice-Campeão – EMEF França Pinto
  • 3º Colocado – Porto Seguro B

Categoria Sub 15 Feminino

  • Campeão – EMEF Porto Seguro A
  • Vice-Campeão – EMEF Cidade do Rio Grande
  • 3º Colocado – EMEF França Pinto

Categoria Sub 17 Masculino

  • Campeão – IFRS A
  • Vice-Campeão – IFRS B
  • 3º Colocado – Porto Seguro

Categoria Sub 17 Feminino

  • Campeão – EMEF Porto Seguro
  • Vice-Campeão – IFRS

Nossa Cidade também foi citada pelo atleta e treinador das equipes femininas da Sogipa, Carlos Alberto Fonseca Veneroso, como um polo de iniciação do Punhobol Escolar: “Hoje temos, principalmente, em Novo Hamburgo, Camaquã, Cristal e Rio Grande, polos de iniciação do punhobol na escola. Acredito que aí está uma ferramenta importante para que o punhobol dê um salto importante dentro do Estado”.

Link para acessar a notícia completa: https://medium.com/betaredacao/a-habilidade-dos-punhos-na-regi%C3%A3o-sul-bf6f35c2a22e

De acordo com Leontine, “o objetivo é continuar o estímulo à  prática esportiva da modalidade Punhobol, tanto na Escola quanto fora dela, pois como bem disse o superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Felipe Alonso, no Cerimonial de Abertura da Copa, ‘que o Punhobol tome conta dos espaços públicos de nossa Cidade, passando a ser praticado nos diversos campos e praças das comunidade rio-grandina’. Acreditamos muito no potencial pedagógico desta modalidade esportiva e desejamos que seja difundida cada vez mais em nosso Município”.

Não poderíamos deixar de agradecer os nossos parceiros na realização desta Copa: SESI, Empresa Ludwig, Dog do Alemão, Andrew Mota, Portal Multimarcas, Ótica Estima, Plaza Grill, Academia Rio Sport, alunos e ex-alunos do IFRS, acadêmicos da ESE/UFPel e UNOPAR, e professores da Rede Municipal que mediaram os jogos.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física