- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais, promoveu, no dia 29 de setembro, no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, uma Formação Continuada aos professores de Geografia e História que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.
A Formação, que foi dividida em dois momentos, iniciou com o relato de experiência da Prof.ª Msª. Elisabete Moraes, que atua nos Anos Finais da EMEF Ana Néri, com a disciplina de História. Elisabete trouxe aos colegas vários trabalhos realizados com os alunos da Escola; compartilhou com o grupo sua metodologia de trabalho, seus projetos e o envolvimento dos alunos nas aulas ministradas. “A professora destacou que trabalhar de forma lúdica com os alunos contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem e que nos Anos Finais do Ensino Fundamental a brincadeira deve continuar fazendo parte das práticas pedagógicas”, relata Lilian Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais.
Após, os participantes acompanharam a fala da Prof.ª Dr.ª Claudia Cousin, que trabalha com a formação de professores no Curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), ambos a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Cláudia fez questão de falar sobre sua formação inicial e de sua experiência docente na rede municipal de ensino, quando lecionou na na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, na Ilha da Torotoma; e na EMEF França Pinto, na EJA e nos Anos Finais. Ela também lecionou no antigo CTI e na rede privada antes de ingressar como professora na Universidade.
A partir de então, a conversa foi em torno do seu tema de pesquisa: “Como trabalhar com o estudo da Geografia?’”; de conceitos, como pertencimento e do entrelaçamento entre três dimensões: “O que fazer?”, “Como fazer?” e “Para quem fazer?”. Cláudia falou sobre a importância do registro da atividade docente como uma maneira de reflexão sobre a prática, sobre estratégias de ensino e da intencionalidade pedagógica do professor.
“A manhã foi de muito aprendizado, troca de experiências e de novas ideias para se trabalhar o ensino da Geografia e da História, junto aos nossos educandos”, finalizou Lilian Reinhardt.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais