- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na manhã desta terça-feira (26) os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016 – receberam suas medalhas.
Nesta premiação, referente ao desempenho de 2016, formam entregues 13 medalhas de menção honrosa, uma medalha de bronze e uma medalha de prata. Um desempenho surpreendente, segundo o secretário de município de educação, André Lemes. “Nosso índice era baixíssimo quando o município começou a participar e foi crescendo; furto de muito esforço, de muita energia e de um trabalho coletivo. Estamos plantando boas sementes e colhendo bons frutos”.
Além do melhor desempenho das escolas na OBMEP, o superintendente de gestão pedagógica da SMED, Alonso dos Santos, reforçou o salto nas médias dos alunos da rede pública na Olimpíada de Português e no índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Segundo a Coordenadora Regional da OBMEP, Mauren Porciúncula da Silva, os dados da olimpíada apontam que os alunos rio-grandinos estão dispostos a pensar, uma vez que, algumas questões apresentadas na prova são simples, mas exigem muita atenção e raciocínio. Segundo ela o objetivo da Olimpíada é incentivar o gosto pelas áreas exatas, revelar talentos e ampliar os horizontes dos jovens e crianças.
Este crescimento no desempenho das escolas municipais é fruto de investimentos na educação e no trabalho coletivo, segundo o Prefeito, Alexandre Lindenmeyer.
“A comunidade reconhece que hoje vale a pena estudar na escola pública. Construiu-se um sentimento de pertencimento entre escola, alunos, família e a comunidade. E agora com mais oito escolas, que estão em construção, iremos oportunizar que mais crianças tenham acesso à sala de aula. É através do ensino que vamos despertar no jovem a consciência de novas oportunidades”, defendeu Lindenmeyer.
MEDALHISTAS
Recebeu a medalha de prata da OBMEP 2016 o estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, Richard Costa de Assis, que já tinha recebido a medalha de bronze em 2015.
Já aluno do 8º ano da EMEF Bento Gonçalves, Mateus Silveira Xavier, recebeu seu segunda medalha de bronze na Olimpíada. Ele, que pretende seguir a área das exatas na vida profissional, tem uma rotina de estudos, como revela o pai, Alan Xavier: “Ele já recebeu medalha de outras olimpíadas e recebeu também recentemente de um campeonato de astronomia. Mas tudo isso é fruto de disciplina. Ele estuda todos os dias”.
Receberam menção honrosa os seguintes alunos:
- Luiz Arthur Oleiro e Vitor Fernandes Pinheiro Castro – EMEF Dr. Altamir de Lacerda Nascimento
- Manuella Jara Castro Perereira – EMEF Antônio Carlos Lopes
- Nicolas Martins do Rio – EMEF Clemente Pinto
- Taygor dos Santos Vaz – EMEF França Pinto
- Tayllor da Fontoura Martins – EMEF Frederico Ernesto Bucholz
- Stefany Peraza Magalhães, Adriele Souza do Nascimento e Thiago Rocha Gomes – EMEF Helena Small
- Cassiana Silveira Lucas – EMEF Mate Amargo
- Felipe Pestana Cadaval – EMEF Porto Seguro
- Renan Terra de Oliveira – EMEF Profª Wanda Rocha Martins
- Wesley Costa Jardim – EMEF Zenir de Souza Braga
Assessoria de Comunicação / PMRG