SMEd realizou 4º Encontro do Seminário “Costurando Histórias e Memórias Patrimoniais: Rio Grande 280 Anos”

Na manhã do dia 12 de setembro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre os Núcleos dos Anos Finais, de Educação Ambiental e Patrimonial, e da Assessoria Étnico-Racial, realizou, no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande, o 4º Encontro do Seminário “Costurando Histórias e Memórias Patrimoniais: Rio Grande 280 anos”, com a temática: Movimento Abolicionista em Rio Grande.

Na oportunidade, a Prof.ª Dr.ª Carmem Schiavon, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), falou sobre o “Clubes e Sociedades Abolicionistas em Rio Grande”. Em sua palestra, foi ressaltado o protagonismo da população negra da Cidade, na conquista de sua liberdade e na resistência ao processo de escravidão ao qual os africanos que vieram para o Brasil foram submetidos. É importante lembrar que em 13 de maio de 1888, quando assinada a Lei Áurea, que extinguiu com a escravidão no Brasil, apenas em torno de 10% dos afrodescendentes brasileiros ainda encontravam-se privados de liberdade, pois o processo de resistência antes dessa data foi bem mais significativo.

No segundo momento do encontro, o Assistente Social Marcel Amaral falou sobre “Os Efeitos da Legislação para a População Negra“. Desde 2003, através da Lei 10.639, é obrigatório o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares de educação. O diálogo deu-se em torno da necessidade de  trabalhar essas questões de forma efetiva e não com atividades pontuais no mês de novembro, pois ainda hoje a presença negra na Cidade, e em todo o país, é silenciada.

Foi uma manhã de muito aprendizado, reflexões e conhecimento, na qual professores dos Anos Iniciais, Anos Finais, acadêmicos e público interessado na cultura afro-brasileira tiveram a oportunidade de dialogar sobre o tema. Fico muito feliz em ver pessoas interessadas e que se oportunizam a dialogar sobre a negritude em nossa país“, destacou Lilian Reinahrdt, coordenadora do Anos Finais da SMEd.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais