4º Festival de Esporte Educacional Especial teve como tema os “280 anos de Rio Grande”

No dia 25 de agosto, o Centro Esportivo do SESI foi palco de mais uma edição do Festival de Esporte Educacional Especial, promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd). Este ano, o evento contou com a participação de 460 alunos (233 no turno da manhã e 227 no turno da tarde), de 22 instituições de ensino da cidade do Rio Grande e Escolas Especiais.

O Cerimonial de Abertura da 4ª edição do Festival contou com a presença do vice-prefeito de Rio Grande, Renato Mattos Gomes; do secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva; e da primeira-dama do Município, Eunice Lanes Lindenmeyer, representando a comissão dos “280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”.

No turno da tarde, o Festival recebeu a visita do grupo de professores da Escola Getúlio Vargas e da secretária de Educação do Município de Pedro Osório, Margareth Fori, que foram acompanhar o Festival e, a partir de então, planejar o evento de Esporte Educacional em seu Município.

A realização da 4ª edição deste evento contempla a demanda dos professores que atuam junto aos alunos com necessidades educacionais específicas de nossa cidade, os quais se empenham para oportunizar atividades diferenciadas a seus alunos, para além daquelas realizadas no cotidiano escolar.

Para a realização do Festival, a Secretaria de Município da Educação (SMEd), contou, novamente, com o apoio do SESI e a parceria incansável, tanto no planejamento quanto na execução, dos professores de Educação Física da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Baldino e Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, os quais participaram da formação continuada em Esporte Educacional, que é uma iniciativa da Petrobras e do Instituto Esporte e Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, e de onde veio a inspiração para sonharmos, planejarmos e executarmos este evento”, ressaltou Leontine Santos, assessora de Educação Física da SMEd.

A realização do 4º Festival de Esporte Educacional Especial também contou com o apoio incansável e atuação impecável dos acadêmicos do Curso de Educação Física da Anhanguera Educacional e da Universidade Federal do Rio Grande, que foram fundamentais para o andamento das atividades propostas.

A Escola Maria Lucia Luzzardi disponibilizou, gentilmente, as telas que estavam expostas, alegrando o espaço com seu colorido único e contemplando a temática do evento, retratando, assim, a cidade do Rio Grande a partir do olhar de seus alunos.

Já a Escola de Educação Especial Maria Montessori – APAE Rio Grande – disponibilizou as lembranças que foram entregues às escolas participantes, confeccionadas pelos seus alunos.

A cada edição do Festival, novos parceiros são incluídos nesta caminhada, que neste ano, contou com a presença e colaboração de Alan Simões, representando o Projeto Rugbyando, e de Tairã Soares, pelo Laboratório de Ensino de Projetos Esportivos Coletivos (lecol), da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  que, juntamente com os colaboradores de seus projetos, abrilhantaram o evento com suas experiências e possibilitaram aos alunos presentes a vivência de atividades de iniciação ao rugby e ao hóquei.

É com muito orgulho que digo que o evento foi um sucesso e, desta vez, construído por várias mãos, pois poder utilizar os materiais confeccionados pelos alunos durante as aulas, não tem preço e mostra o quanto nossa proposta tem se fortalecido junto à rede de professores de Educação Física e, também, daqueles profissionais atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal, os quais têm colaborado efetivamente com sugestões para que possamos melhorar a proposta a cada ano”, destacou Leontine Santos.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física