Na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, às 18h, a Galeria Breche, da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (EBAHL), estará realizando vernissage do artista Nestor Marques Rodrigues, como homenagem póstuma pela passagem dos 100 anos de seu nascimento.
A Mostra apresenta trabalhos em aquarela, pintura a óleo sobre tela, bico de pena e crayon, e procura fazer uma panorâmica sobre a obra do artista a partir do acervo de sua família.
Nestor nasceu em Montevidéu, em 28 de fevereiro de 1917, e naturalizou-se brasileiro em 1959. Desde sua infância demonstrou grande aptidão pelo desenho. Aos 04 anos de idade, como os pais lhe proibiram de usar tesoura e lápis, recortava papel com os dedos, fazendo silhuetas de pessoas e animais. Com 13 anos, fez com crayon o retrato de sua avó materna, e realizou sua primeira exposição aos 15 anos de idade. Formou-se em Ciência e Letras e ingressou no curso de Arquitetura, retomando suas exposições em 1936.
Suas primeiras grandes obras foram feitas em Montevidéu, onde pintou em tamanho natural o retrato de Dom Joaquin Suarez, seu tetravô, que foi o primeiro presidente do Uruguai.
Com passagens ainda pela Argentina, retornou ao Rio Grande do Sul em 1956, tendo ministrado pintura por 12 anos na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Manteve por muito tempo uma escola particular de pintura e sua obra é dedicada a dar vida e beleza a tudo o que vê.
A exposição estará aberta à visitação de 1º a 10 de setembro, das 8h às 20h, na Galeria da EBAHL, rua Jockey Club,194.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EBAHL