SMEd promoveu Encontro de Formação sobre Práticas Pedagógicas para os Professores de Ciências e Matemática dos Anos Finais

Na manhã do dia 21 de agosto, realizou-se, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, um Encontro de Formação sobre Práticas Pedagógicas para os professores de Ciências e Matemática dos Anos Finais da rede pública municipal de ensino,  promovida pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em parceria com o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Nessa oportunidade, refletiu-se sobre a importância da formação continuada, através da fala das professoras Dr.ª Elaine Corrêa Pereira e Celiane da Costa Machado, ambas do FORPPE, do PPGEC, da FURG, e os professores puderam escolher uma dentre as 4 oficinas oferecidas:

  • A Matemática presente no caleidociclo;
  • O Origami na Arte e na Matemática;
  • O processo lúdico contextualizado no laboratório de Ciências: estudo do pH no sistema digestório;
  • Tecnologia no ensino de Matemática.

As oficinas ficaram a cargo dos participantes do grupo FORPPE. A oficina “A Matemática presente no caleidociclo” foi ministrada pela Prof.ª M.a.Liliane S. de Antiqueira; a oficina “O Origami na Arte e na Matemática” ficou a cargo das Prof.ªs M.as. Vanessa Silva da Luz e Marília Nunes Dall’Asta. A oficina “O processo lúdico contextualizado no laboratório de Ciências: estudo do pH no sistema digestório” ficou sob a responsabilidade da Prof.ª M.a. Denise de Sena Pinho e do Prof. Odair Nunes Soares.

Já a oficina “Tecnologia no ensino de Matemática” foi desenvolvida pelo Prof. Vagner Viera de Souza e pelo Prof.Me. Sicero Agostinho Miranda. Após, a Prof.ª Ma. Patricia Inklman Cesario realizou um relato de experiência, vivenciado na EMEF Ana Néri, envolvendo poliedros e a ideia da “bolha quadrada”.

Existem muitos desafios no exercício da nossa profissão, por isso a importância da participação nesses espaços formativos, onde podemos refletir sobre nossa práxis e trocar experiências, o que potencializa a educação”, destaca a assessora de Matemática Leila Mello.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Matemática