- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Leandro Ferreira
A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizou, na última terça-feira, dia 22 de agosto, no CIDEC-Sul, a “Aula Magna da Rede Municipal de Educação do Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande“, que contou com a palestra “Formação Continuada de Professores – Projeto Educativo da Escola”, do educador português, António Nóvoa, que é catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Internacional de História da Educação.
A Mesa de Abertura da Aula Magna foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer; secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva; reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Dias; coordenadora Geral do Sinterg, Doris Nogueira; e a representante do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Reyer. Na plateia, professores da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, bem como professores, técnicos e alunos da FURG, todos ansiosos por assistir a palestra de Nóvoa.
Desfeita a Mesa de Abertura, todos os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar uma belíssima apresentação de dança no Momento Cultural, a qual ficou por conta do Grupo “Kimbra Cia. de Dança”, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, em uma iniciativa coordenada pelo ex-aluno da Escola e coreógrafo, Juciano Ferreira.
“A universidade pública e a rede pública do nosso Município são lugares de resistência na defesa da educação pública em nosso país e, nesse sentido, a Formação Continuada de professores, principalmente aquela que acontece a partir da Escola, tem um papel protagonista, um papel fundamental. Tenho a imensa satisfação de estar compartilhando, nesse momento, de uma administração pública que entende a Educação como prioridade e é por isso que nós estamos aqui hoje, e estaremos tantas vezes quanto forem necessárias, para definirmos com nossos colegas os rumos da política educacional da nossa Cidade”, disse André Lemes da Silva.
Em sua fala, Alexandre Lindenmeyer destacou que “Dentro do atual contexto, em que a Educação deixou de ser prioridade para o Governo Federal, nós devemos nos sentir extremamente desafiados, dentro de um processo de rede, de articulação, escola a escola, sem perder o brilho nos olhos, a garantir, sim, formação continuada aos nossos professores, pois é através da Educação que nós iremos potencializar uma efetiva inclusão social. Eu tenho certeza de que estamos fazendo um trabalho extraordinário, a partir da participação dos nossos professores, com ações integradas com a nossa Universidade e, dentro dessa visão, passaremos por esse momento difícil e, na nossa Cidade, vamos fazer a diferença, formando cidadãos através da Educação”.
Desde 2013, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande vem investindo na formação continuada de professores, costurando sonhos e experiências vivenciadas nas escolas, pois acredita que o aprender é constante e essencial na vida dos sujeitos. Ele acontece com os estudantes, com os professores e com a escola, como lugar que potencializa a aprendizagem de todas as linhas e retalhos envolvidos nessa tecedura. E a FURG tem sido uma grande parceira nesta perspectiva, pois ambas instituições acreditam na importância da formação continuada dos professores, que visa qualificar os saberes, no campo profissional, vivenciados no coletivo escolar, na partilha de experiências, nas reflexões, na análise das ações pedagógicas, corroborando António Nóvoa, ao afirmar que: “A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando”.
SMEd
Roberton Reis