PROJETO “FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS COM AS MÍDIAS” REALIZA GRAVAÇÕES NA EMEF ZELLY PEREIRA

Crédito: Jéssica Corrêa

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Na tarde de ontem (16) aconteceu o quinto encontro do projeto “Formação de educadores ambientais com as mídias: Conhecendo o nosso Rio Grande” da Secretaria de Município do Meio Ambiente – SMMA, que visa a criação e compartilhamento de conteúdo midiático próprio e original sobre o nosso Município, sendo elaborado pelas escolas participantes.

 

Neste encontro as professores representantes no projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelly Pereira Esmeraldo realizaram com uma turma a gravação para o documentário final, tendo o apoio técnico dos estagiários da SMMA, Jéssica Corrêa e Vinícius Puccinelli. Como tema para a produção audiovisual foi proposto a história do bairro Cidade de Águeda, onde a escola está localizada, logo as professoras também buscaram relacionar com o livro “O menino que quase morreu afogado no lixo” da autora Ruth Rocha. Além de integrar com o projeto da escola “Cidade de Águeda: também somos Rio Grande” que incentiva o pertencimento da comunidade escolar com o Munícipio.

Se no encontro passado o desafio foi para as professoras gravarem, neste os alunos se depararam com uma atividade nova. A sala de aula onde ocorreram as filmagens se transformou num espaço de roteiros e atores mirins, em que os ensaios começaram desde o começo da tarde para no momento da gravação todas as falas estarem na ponta da língua. Enfrentar a timidez e o nervosismo na frente da câmera foi desafiador, mas com as gravações concluídas os alunos e professoras estão ansiosos para o próximo encontro com a EMEF para edição do material.

Dentro das propostas do projeto da SMMA, está integrar os professores com os suportes midiáticos para, além de estarem capacitados a elaborar atividades inovadoras com seus estudantes, também refletirem as mudanças que as tecnologias de informação – TI – estão causando nas novas gerações. Deste modo, mostrando outras abordagens de ensino que propõem uma participação ativa dentro da sala de aula, visando um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias, juntamente a noção de pertencimento e mídia.

Com informações da SMMA