SMEd promoveu Processo Formativo “A Reflexão sobre a Prática como Prática de Formação” aos Professores dos Anos Iniciais

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Os docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Rio Grande deram início, na última segunda-feira, dia 10 de julho, ao processo formativo “A Reflexão sobre a Prática como Prática de Formação”, que tem como objetivo contribuir com os processos de formação vivenciados por esses profissionais, a partir da abordagem de temáticas pertinentes ao seu saber-fazer.

Durante o processo formativo, que encerrará no mês de novembro, serão abordadas as seguintes temáticas: Educação Inclusiva, Avaliação, Leitura, Escrita e Oralidade nos Anos Iniciais A sistemática do trabalho prevê que as atividades sejam elaboradas pelo Núcleo dos Anos Iniciais e enviadas por e-mail aos coordenadores pedagógicos, os quais irão repassar e recolher as atividades realizadas pelos docentes e encaminhar ao Núcleo. Será emitido certificado de 40 horas aos docentes e 60 horas aos coordenadores pedagógicos.

Acreditamos que vivenciar espaços formativos no contexto da escola de Educação Básica, colocam as experiências advindas da prática docente como cerne do processo educativo, pressupondo que as questões vividas cotidianamente sejam (re)pensadas e discutidas, atribuindo sentido e significado aos acontecimentos compartilhados na escola. Este é o objetivo do processo formativo ‘A Reflexão sobre a Prática como Prática de Formação’, que busca tratar temáticas pertinentes do 1º ao 5º ano e associar estas à prática docente, produzindo questões a serem refletidas, debatidas e, ao mesmo tempo, que possam contribuir de forma propositiva com os processos de ensino nos Anos Iniciais”, destacou a coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais, Juliane Alves.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Iniciais