“Ditadura Militar: Resistência em Rio Grande” foi tema do 2º Encontro do Seminário “Costurando histórias e memórias patrimoniais: Rio Grande – 280 anos”

Na manhã do dia 22 de junho, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, ocorreu o segundo encontro do Seminário “Costurando histórias e memórias patrimoniais: Rio Grande – 280 anos“, com a temática “Ditadura Militar: Resistência em Rio Grande“.

Na oportunidade, os participantes prestigiaram a palestra dos historiadores Dr. Juarez Fuão e Me. Cleverton Oliveira, intitulada “A Memória do Golpe Civil-Militar em debate nas Escolas: Entre o Lembrar e o Agir”,  e a palestra do Me. Robert Castro “Canopus nos Mares Mares do Sul: o Navio branco em Águas Rio-Grandinas no Contexto de 1964“.

A conversa com o grupo de professores, estudantes e interessados pela temática foi muito proveitosa. Foram discutidas questões especificamente sobre o Golpe Civil-Militar em Rio Grande, as reflexões que a Universidade vem fazendo em relação ao assunto, as abordagens nas salas de aula da Educação Básica, assim como  a questão do navio prisão Canopus, que manteve sob custódia vários rio-grandinos logo após os primeiros dias do Golpe. Temos que conservar em nossa memória que aqui em Rio Grande houve repressão, perseguição e resistência. Os estudos ainda são poucos, mas estão emergindo. Nossos estudantes precisam conhecer essa parte da história ainda pouco discutida“, afirmou Lilian Reinhardt, coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O Seminário “Costurando histórias e memórias patrimoniais: Rio Grande – 280 anos” faz parte da programação em comemoração aos 280 anos do município  do Rio Grande. O próximo encontro acontecerá no dia 17 de agosto, às 8h30min, no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande, com o tema “Patrimônio Histórico”.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais