SMEd promoveu Encontros de Formação sobre “Adaptações Curriculares” no mês de Maio

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais, em parceria com o Núcleo de Diversidade e Inclusão, durante o mês de maio, proporcionou encontros de formação sobre Adaptações Curriculares para os professores da rede pública municipal de ensino.

 

Foram três encontros, sendo que no dia 19 de maio, a formação foi destinada aos professores de Educação Física e Artes; no dia 25, para os professores de História, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira; e no dia 30, foi a vez dos professores de Ciências e Matemática.

Os encontros foram marcados por questões que permeiam a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas e de relatos de experiências dos professores.

Na oportunidade, os Núcleos Pedagógicos da SMEd apresentaram questões relacionadas à legislação da Educação Inclusiva, à atuação dos monitores escolares e à parceria da Sala de Recursos com os professores e coordenadores pedagógicos das escolas. Também foram debatidas outras questões relacionadas à prática pedagógica, como avaliação, estratégias de ensino e adaptações curriculares.

Em um segundo momento, os professores contribuíram com a formação continuada através dos seus relatos de experiências, por meio de falas,  slides e apresentação de materiais confeccionados por eles, em conjunto com os alunos. Os professores mostraram que existem várias formas de se realizar  adaptações curriculares no ambiente escolar.

“Avaliamos a formação de maneira muito positiva, pois vários professores ficaram entusiasmados e solicitaram mais encontros específicos sobre essa temática. No momento, agradecemos imensamente a participação de todos, em especial àqueles professores que se dispuseram a falar para seus pares sobre suas práticas pedagógicas”, disse Lilian Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais.

SMEd
Roberton Reis