- Crédito: EMEF Zenir de Souza Braga
- Crédito: EMEF Zenir de Souza Braga
- Crédito: EMEF Zenir de Souza Braga
- Crédito: EMEF Zenir de Souza Braga
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Zenir de Souza Braga, que está localizada no bairro Trevo, duas professoras de Matemática desenvolveram atividades de pesquisa e debate para celebrar os “280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”.
Nas turmas do 7º Ano, a professora Vanda Gautério apresentou aos alunos o filme “O Corcunda de Notre Dame”, inspirado no livro de mesmo nome, do autor Victor Hugo. Após assistirem ao filme, os alunos debateram sobre o respeito às diferenças, o poder da igreja na época e o destino dos livros, além de analisarem as características da catedral francesa, local onde o personagem vivia.
“Partimos para a pesquisa sobre a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Rio Grande, que foi construída em estilo arquitetônico neogótico, dando destaque para sua fachada (vitrais), abóbadas góticas, portas ogivais, uma rosácea decorada com elementos florais geometrizados na grande arcada e inúmeras gárgulas nas bases de seus campanários. Também procuramos saber mais sobre a Catedral de São Pedro, por ser um lugar antropológico, identitário e de arquitetura barroca”, explicou a professora Vanda.
De acordo com a professora Vanda Gautério, essa pesquisa dará subsídios para que o trabalho ocorra de forma interdisciplinar, envolvendo, ao longo do ano, as disciplinas de Matemática (geometria) e de Artes.
Nas turmas dos 6º Anos, a professora Priscila Moço trabalhou a construção de cartazes com dados sobre o Município, os quais foram pesquisados pelos alunos, levando-os a descobrirem informações que até então eles nem faziam ideia.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Zenir de Souza Braga