- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na tarde desta quinta-feira (24) o prefeito Alexandre Lindenmeyer recebeu no seu gabinete alunos da EMEI Deborah Thomé Sayão, do bairro Bolaxa. Fantasiados de super-heróis, se reuniram para entregar uma carta com pedidos de melhorias, além de decretar “missões” a serem efetuadas pelo prefeito.
Coordenada pela professora Vânia Oliveira, a “Liga da Coruja” da turma Nível I A chegou na Prefeitura essa tarde para se reunir com o prefeito e reivindicar por algumas melhorias na estrutura e segurança da escola. Os alunos mostraram para o prefeito algumas atividades que fazem na escola, além de entregar uma carta com os pedidos feitos ao Executivo, que foi protocolada após a leitura.
Alexandre explicou aos pequenos sobre o processo de protocolo e futuro encaminhamento a ser feito pelo gestor, além de ouvir dos “super-heróis” o que desejam para sua escola. As crianças ainda o nomearam como o “Super Mega Prefeito”, destinando os seguintes poderes: super velocidade para construir coisas que nós precisamos, super força para levantar postes que caem com o vento, super caneta para escrever leis para as crianças, super poder de voar para olhar se tem coisa errada na cidade e super poder de proteger a cidade.
O momento de descontração e conversa entre Alexandre, as crianças e a gestão da EMEI Deborah Thomé foi de extrema importância para que as crianças comecem desde cedo a sentirem o que é ser cidadão através do mundo da fantasia de super-heróis. O encontro acabou com o “Super Mega Prefeito” vestido a caráter, assim como os integrantes da Liga da Coruja.
Sobre a Liga da Coruja da EMEI Deborah Thomé Sayão
O projeto originou-se devido a disputa de brinquedo, pois as crianças chegaram à escola sem saber dividir, o diálogo não se fazia presente e tudo era resolvido através de empurrões e choros. Desta forma precisávamos construir uma identidade de grupo, onde a ideia de coletivo, do emprestar, do ouvir e, principalmente, do respeito pelo outro pudesse estar presentes nas relações.
Na tentativa de sensibilizar as crianças de que fazíamos parte de um grupo e valorizar cada um, adentramos no mundo dos heróis, pois diariamente as crianças brincavam de virar heróis, imitando seus gestos, sons e criando histórias “super fantásticas”. Além disso, o assunto que estávamos estudando e que aparentava ser um possível projeto era sobre o modo de vida das corujas, símbolo da Escola.
Foi assim que surgiu a “LIGA DA CORUJA”, onde cada criança pode escolher seu poder e o herói que se transformaria e durante o ano participou de muitas missões que envolveram sua turma, outras turmas, o ambiente em que vive e ainda está vivenciando aventuras. Esse projeto possibilitou a participação ativa das crianças, potencializando sua autonomia, o respeito em suas decisões, na melhoria de nosso ambiente, tanto em sala de aula como escola, para assim tornarem-se sujeitos construtores de uma história colaborativa. Nosso projeto está estendendo-se durante todo ano, realizamos muitas Missões e as famílias estão sempre nos apoiando e auxiliando sobre temas a serem trabalhados.
A Missão com o Prefeito surgiu de um pedido dos pais para tentar organizar o estacionamento da Escola no horário de entrada e saída dos pequenos. Conforme a ideia das crianças, o Prefeito é uma das pessoas que cuida e protege a cidade, melhorando a vida de todos, assim como os Heróis da Liga da Coruja! Desta forma, pensaram dar Super Poderes a ele, para virar um “Super Herói” de verdade e ser mais um membro da nossa Liga. Além de dar voz aos anseios das crianças, potencializando o pensar crítico sobre nosso ambiente, nosso projeto vai ao encontro da abordagem de Reggio Emília, pois nesta cidade italiana as crianças são ouvidas até no meio político, trazendo os governantes para o mundo delas! Essa prática ficará na história das crianças e de nosso Prefeito!
Assessoria de Comunicação/PMRG