Projeto Paradesporto: inclusão social de crianças, jovens e adultos através do Esporte Educacional

Na tarde do dia 03 de outubro, no complexo esportivo da Praça Saraiva, o professor de Educação Física da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, Felipe de Oliveira e Motta, deu início ao Projeto Paradesporto, que objetiva oportunizar o acesso à prática regular de esporte educacional, na modalidade Atletismo, como forma de inclusão social e construção da cidadania das crianças, jovens e adultos com deficiência, na cidade do Rio Grande.

O Projeto Paradesporto é uma ação que começou através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, sendo pensada e planejada pela Assessoria de Educação Física da Secretaria de Município da Educação (SMEd), sob a coordenação do professor Felipe Motta e da Assessora Pedagógica de Educação Física, professora Leontine Lima dos Santos. “É importante destacar a importância de ações intersetoriais das Secretarias de Município de Cidadania e Assistência Social e da Saúde, que são parceiras na divulgação e inscrição de alunos para o Projeto”, destacou o professor Felipe.

A secretária de Município da Educação, Rejane Veleda, destaca a importância do Projeto como forma de democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral das potencialidades de crianças, jovens e adultos com deficiência, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

As atividades esportivas desenvolvidas nos encontros que ocorrem sempre às segundas e terças-feiras, às 14h e às 15h30min, têm por base a Metodologia do Esporte Educacional, conforme as regras do Atletismo Paralímpico. “Temos a intenção de oportunizar às crianças, jovens e adultos o Atletismo Paralímpico, possibilitando-lhes a oportunidade de saírem de suas casas para vivenciarem as suas potencialidades no esporte, apesar de suas deficiências. Queremos que eles tenham uma melhor qualidade de vida e, quem sabe, acabamos descobrindo possíveis atletas para participar dos próximos Jogos Paralímpicos, representando o Brasil”, finalizou Felipe Motta.

 

SMEd
Roberton Reis