- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Iniciais, realizou nos dias 26 e 27 de setembro, o “IV Seminário Socializador de Práticas dos 4º e 5º Anos”, no Anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, respectivamente.
O Seminário é a culminância do trabalho realizado ao longo do ano letivo pelos(as) professores(as) dos 4ºs e 5ºs anos, tendo como objetivo a troca de experiências, bem como dar visibilidade às práticas que vêm sendo realizadas na rede municipal de ensino.
No primeiro dia do Seminário, os(as) participantes tiveram a oportunidade de ouvir os relatos de experiências dos(as) colegas da rede municipal, momento de partilha muito rico e repleto de conhecimentos. No dia 27, na EMEF Helena Small, foram realizadas Oficinas Integradas, as quais foram solicitadas pelos(as) professores(as), em encontros anteriores, a fim de fortalecer as práticas dos(as) profissionais da educação que atuam com os 4º e 5º anos.
“Gostaríamos de agradecer as professoras e professores que se inscreveram para participar do Seminário, mostrando-se dispostos(as) e abertos(as) a compartilhar conosco suas práticas. Salientamos a importância que estes momentos de partilha e de troca de experiências têm na formação continuada dos(as) professores(as), pois não deve existir ruptura entre o tempo de aprender e o tempo de trabalhar; entendemos a formação continuada como um processo constante de construção do conhecimento para si e esta deve ser compartilhada com os outros. São nesses momentos que exercemos a prática da reflexividade e mobilizamos nossos saberes na constituição de uma identidade profissional docente. Quando socializamos saberes nos engajamos enquanto docentes e colaboramos para a qualificação da nossa prática. Precisamos cada vez mais de momentos que exaltem o ser, o saber e o fazer dos profissionais da Educação”, destacou o Núcleo dos Anos Iniciais da SMEd.
SMEd
Núcleo dos Anos Iniciais