SMEd realizou Encontro de Formação para os Professores da Educação Infantil no dia 06 de agosto

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através do Núcleo de Educação Infantil, promoveu na manhã do dia 06 de agosto, no Auditório do Instituto de Educação Juvenal Müller, o II Encontro de Formação Continuada da Educação Infantil.

A abertura do evento contou com a apresentação artística do Grupo Mirim do Departamento de Tradições Gaúchas da Estância de São Pedro, que faz parte do projeto desenvolvido há 17 anos pela Escola Municipal Cipriano Porto Alegre, sob a coordenação da Professora Lislaine Sieczka Ely. O grupo trabalha com a inclusão e com componentes de diferentes idades, investindo no potencial de cada um, respeitando o tempo e as diferenças individuais e cultivando o amor ao nosso Estado e o respeito a nossa tradição.

O palestrante convidado foi o Professor Paulo Sérgio Fochi, doutorando em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP), Mestre em Educação Infantil pela UNISINOS, Consultor da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC) e  autor do livro: “Afinal, o que os bebês fazem no berçário?”.

O Professor abordou em sua fala as concepções que perpassam a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange aos Direitos de Aprendizagem e aos Campos de Experiências. A Base propõe uma organização curricular para a Educação Infantil pautada em aspectos já mencionados nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A segunda versão do documento foi disponibilizada no portal do MEC, no dia 30 de julho de 2016. As ideias abordadas por Paulo Fochi empolgaram os profissionais presentes em relação ao contexto curricular da BNCC, pensado para as crianças da Educação Infantil, de modo a qualificar as práticas e as vivências que ampliarão as aprendizagens dos pequenos nas instituições escolares. “A manhã foi enriquecedora, e um momento importante de reflexão frente às propostas curriculares para a Educação Infantil a partir da elaboração de uma Base Nacional Comum”, destacou o Núcleo de Educação Infantil.

SMEd