SMEd iniciou a 3ª Etapa do Projeto “A Inclusão do Peixe na Alimentação Escolar”

Divulgação

Divulgação

No ano de 2015, foram realizadas as duas primeiras etapas do Projeto “A Inclusão do peixe na Alimentação Escolar”, o qual foi proposto pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (NUDESE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com a Cooperativa de Pescadores da Vila São Miguel (COOPESMI), da qual são adquiridos, anualmente, 5 mil quilos de pescado, que vão para as mesas das escolas da rede pública municipal de ensino.

O Projeto conta com a participação de 150 manipuladoras de alimentos da rede pública municipal, as quais, após participarem das etapas anteriores e serem certificadas pela formação propiciada, estão envolvidas na criação e preparo de receitas com filés de tainha, burriquete e linguado. As receitas elaboradas irão compor um livro que será distribuído entre as escolas que compõem a rede pública municipal de Rio Grande.

A primeira escola a participar desta 3ª etapa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jayme Gomes Monteiro, localizada no bairro Profilurb. A escola foi representada pelas manipuladoras de alimentos Dulce Mara Brum Farias, Nelita Martins da Silva e Suzana R. dos Santos, as quais prepararam e serviram a cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano, no almoço do dia 17 de junho, o prato denominado “Peixe ao Forno a 6 mãos”.

Deste modo, efetiva-se a ampliação do pescado das escolas da rede municipal, possibilitando a valorização das profissionais que se dedicam ao preparo de pratos saborosos e nutritivos aos estudantes, incrementando e prestigiando a cultura de Rio Grande, a Noiva do Mar, cidade tradicionalmente conhecida por sua conexão com o ecossistema oceânico.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Alimentação Escolar