- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
No ano de 2015, foram realizadas as duas primeiras etapas do Projeto “A Inclusão do peixe na Alimentação Escolar”, o qual foi proposto pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (NUDESE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com a Cooperativa de Pescadores da Vila São Miguel (COOPESMI), da qual são adquiridos, anualmente, 5 mil quilos de pescado, que vão para as mesas das escolas da rede pública municipal de ensino.
O Projeto conta com a participação de 150 manipuladoras de alimentos da rede pública municipal, as quais, após participarem das etapas anteriores e serem certificadas pela formação propiciada, estão envolvidas na criação e preparo de receitas com filés de tainha, burriquete e linguado. As receitas elaboradas irão compor um livro que será distribuído entre as escolas que compõem a rede pública municipal de Rio Grande.
A primeira escola a participar desta 3ª etapa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jayme Gomes Monteiro, localizada no bairro Profilurb. A escola foi representada pelas manipuladoras de alimentos Dulce Mara Brum Farias, Nelita Martins da Silva e Suzana R. dos Santos, as quais prepararam e serviram a cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano, no almoço do dia 17 de junho, o prato denominado “Peixe ao Forno a 6 mãos”.
Deste modo, efetiva-se a ampliação do pescado das escolas da rede municipal, possibilitando a valorização das profissionais que se dedicam ao preparo de pratos saborosos e nutritivos aos estudantes, incrementando e prestigiando a cultura de Rio Grande, a Noiva do Mar, cidade tradicionalmente conhecida por sua conexão com o ecossistema oceânico.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Alimentação Escolar