1º dia do 4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão da SMEd teve palestra sobre TEA e Inclusão

Com o objetivo de oportunizar reflexões e troca de experiências sobre práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano escolar, com foco nas adaptações curriculares e nos materiais necessários à acessibilidade dos estudantes da Educação Especial que vivenciam o processo inclusivo, teve início na noite de ontem,  02 de junho, o “4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Práticas Pedagógicas Inclusivas no Cotidiano Escolar”, evento promovido pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão.

O público, composto por professores, gestores, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores, monitores e funcionários que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino e escolas especiais, bem como familiares dos alunos incluídos, teve a oportunidade, neste primeiro dia de Seminário, de visitar a “Mostra de Trabalhos e Materiais Pedagógicos Inclusivos das Salas de Recursos da Rede Pública Municipal de Ensino e Instituições de Educação Especial”.

Após a visitação à Mostra, foi formada a mesa de abertura do Seminário, composta pelas seguintes autoridades: Rejane Veleda, secretária de Município da Educação, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer; Felipe Alonso, superintendente de Gestão Pedagógica; Carla Imaraya Meyer de Felippe, representando a reitora da FURG; Luís Fernando Castro, coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades; e Nei Carlos Antônio Rodrigues, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades.

Este é um Importante momento de debate e trocas pedagógicas sobre a Educação Inclusiva. Quando verdadeiramente incluímos uma criança, um jovem com deficiência, todos ganham, pois contribuímos para a formação de todos os envolvidos no espaço escolar e, principalmente, contribuímos para a construção de uma escola, uma cidade, um país mais justo, mais fraterno, mais tolerante e com menos preconceito”, destacou Rejane Veleda.

Desfeita a mesa de abertura, foi a vez do “momento cultural”, muito bem representado pelo aluno Gabriel e pela professora Giovana Suita, da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, que mostraram um pouco do projeto “Musicando na Luzzardi”, onde o ensino da música é proposto em sala de aula, através de brincadeiras e atividades musicais coletivas, oportunizando ao aluno extravasar sua criatividade espontaneamente.

O primeiro dia do Seminário encerrou com a palestra sobre “TEA e inclusão: Compreendendo para incluir”, com a Pós-graduanda em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva, Claudia Zirbes. A palestra buscou incentivar os participantes a exercerem um papel ativo nos processos inclusivos escolares de alunos com TEA, através de instrumentos práticos, orientados pela compreensão dos aspectos sócio-cognitivos que impactam a aprendizagem desses indivíduos.

O 4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Práticas Pedagógicas Inclusivas no Cotidiano Escolar” continua nesta sexta-feira, 03 de junho, às 18h30min, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com as palestras “Legislação da Educação Especial/Inclusiva”, com o advogado e assessor Jurídico da AMAR – Rio Grande, Thiago Bueno de Boer; e “Inclusão Escolar: trabalhando com a diversidade e desconstruindo padrões”, com a Dr.ª em Psicologia do Desenvolvimento, Claudia Sanini.

SMEd
Roberton Reis