- Crédito: EMEF Marília Rodrigues Santos
- Crédito: EMEF Marília Rodrigues Santos
- Crédito: EMEF Marília Rodrigues Santos
- Crédito: EMEF Marília Rodrigues Santos
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marília Rodrigues Santos, que está localizada no bairro Boa Vista, durante o período de quinze dias, a turma do 2º ano, da professora Liane Moreira, participou de um projeto que deixou a sala de aula “infestada” de joaninhas.
O projeto “A descoberta da Joaninha” surgiu a partir do grande interesse da turma, que inclui uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pelo assunto “Joaninhas”. Sendo assim, a professora resolveu vestir, literalmente, o personagem e, por mais de duas semanas, foram realizadas várias atividades com a temática proposta, tais como:. contação da história ”A descoberta da Joaninha”, confecção de dobraduras e painéis, construção e estudo de glossário, pesquisa sobre curiosidades e construção de gráficos.
A história trabalha a amizade, a caridade, o amor ao próximo, a solidariedade, a partilha, a bondade e a fraternidade. A princípio, o projeto teve como motivação apenas o interesse dos alunos pelo assunto, mas acabou tendo um sentido maior quando surgiu o seguinte questionamento: não existe joaninha gorda? “Esse fato funcionou como um combustível a mais para despertar o interesse para se combater o preconceito, e o projeto foi desenvolvido plenamente, com total participação dos alunos, que demonstraram muito interesse e satisfação”, explicou a professora Liane.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Marília Rodrigues Santos