- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
- Crédito: Núcleo de Diversidade e Inclusão
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizou, no dia 06 de maio, formação para os professores da rede pública municipal de ensino e para os monitores, os quais atuam com alunos incluídos que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A formação, que aconteceu no Auditório da Escola QI – Shopping Figueiras, nos turnos da manhã e da tarde, teve como objetivo conversar sobre a TEA e sobre práticas pedagógicas inclusivas – Adaptações Curriculares, apresentando ações e estratégias no manejo com estudantes que apresentam esse Transtorno e que estão incluídos na rede regular de ensino.
O trabalho ficou a cargo das professoras da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi, Clara Mendonça e Cláudia Peres, que trouxeram, com muita propriedade e experiência, seus conhecimentos para os professores do ensino regular e os monitores dos alunos incluídos na rede municipal.
Inicialmente, as palestrantes abordaram um pouco da história do Autismo, bem como seu conceito e suas características mais importantes, salientando que os estudantes não são as deficiências, mas, sim, sujeitos, com gostos, personalidade e vivências, que são únicas.
As professoras também apresentaram alguns exemplos de adaptações curriculares, ou seja, atividades pedagógicas inclusivas para trabalhar em sala de aula regular com estudantes com TEA. É importante lembrar que nessa prática inclusiva, a professora da sala de aula deve contar com apoio da professora da Sala de Recursos, para pensar sobre as adaptações e recursos mais adequados, bem como a melhor maneira de se construir o conhecimento com o aluno incluído. Também deve contar com o apoio da equipe pedagógica da Escola, no que tange à elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado para o estudante, reiterando a ideia de que os estudantes são responsabilidades de todos que fazem a escola.
“Essa foi mais uma formação que aproximou a escola da SMEd, abrindo espaço para a escuta, para saciar dúvidas, ansiedades e angústias, onde chegamos ao consenso de que a Inclusão é um processo, um caminhar, uma construção, que só se efetiva com a união e dedicação de todos os envolvidos”, destacou a coordenação do Núcleo de Diversidade e Inclusão
SMEd
Núcleo de Diversidade e Inclusão