SMEd promoveu reunião com Coordenadores dos Anos Iniciais para debater as “Novas Diretrizes Curriculares”

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Iniciais, reuniu-se com os(as) Coordenadores(as) das escolas da rede pública municipal, no dia 19 de abril, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, para a entrega do documento das novas Diretrizes Curriculares para os Anos Iniciais.

O documento, agora intitulado “Objetivos de Aprendizagem para os Anos Iniciais”, traz uma nova perspectiva para os conteúdos a serem trabalhados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. A nova construção foi pensada e elaborada através da parceria estabelecida entre a Secretaria de Município da Educação e as escolas da rede que atendem aos Anos Iniciais.

No período de construção do documento, os(as) Coordenadores(as) realizaram um estudo com os (as) professores(as) e enviaram ao Núcleo dos Anos Iniciais suas considerações e sugestões para a nova elaboração. Essa reflexão fez-se necessária a partir dos documentos e da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), bem como das discussões apontadas na versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante a reunião, foram retomados e apresentados os passos da construção das Diretrizes Curriculares, a qual foi encaminhada novamente para estudo nas escolas pelos(as) Coordenadores(as) e Professores(as).

A coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais, Paula Pires, destacou que “A tarde foi muito prazerosa e produtiva. Agradecemos a presença de todos(as) Coordenadores(as) que se fizeram presentes no encontro e contamos com a parceria e engajamento de todos(as) para continuarmos a qualificar nossas escolas frente aos desafios cotidianos”.

Também foram acordadas as datas das próximas reuniões que tratarão dos Objetivos de Aprendizagem específicos do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) e dos 4º e 5º anos, buscando esclarecer as dúvidas das escolas a respeito dos referidos Objetivos.

SMEd
Núcleo dos Anos Iniciais