- Crédito: Núcleo de Educação Infantil
- Crédito: Núcleo de Educação Infantil
- Crédito: Núcleo de Educação Infantil
- Crédito: Núcleo de Educação Infantil
- Crédito: Núcleo de Educação Infantil
- Crédito: Núcleo de Educação Infantil
A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Infantil, realizou na manhã do dia 19 de março, o primeiro encontro de formação continuada do ano com os professores da Educação Infantil que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.
As atividades do encontro iniciaram com o Momento Cultural que contou com a participação das Prof.ªs Cristiane Mascarenhas (Bruxa Meméia) e Daniele Castro (Branca de Neve), docentes da rede municipal de Pelotas e Capão do Leão, respectivamente. Na oportunidade, as professoras oportunizaram ao público presente um encontro com a Literatura Infantil, objetivando uma reflexão sobre as práticas de leitura desenvolvidas nas escolas.
O encontro, que aconteceu no Auditório da Creche e Casa da Criança Mansão da Paz e contou com um público aproximado de 300 professores, teve o Prof. Dr. Gabriel de Andrade Junqueira Filho (UFRGS) dialogando sobre a temática “Protagonismo Compartilhado entre professores, alunos e conhecimento: um olhar sobre o currículo e a profissionalização docente na Educação infantil”.
De acordo com o palestrante, “as crianças aprendem a ser protagonistas e a compartilhar protagonismo experimentando-se na relação professor-aluno-conhecimento. Experimentação que só é possível na relação com um professor que converse com as crianças, que preste atenção nelas, na vida delas, que escute as suas proposições e que tente compreendê-las nas suas singularidades”.
“Espaços de formação são enriquecidos através do diálogo, das trocas que são estabelecidas nesses momentos, oportunizando reflexões sobre as práticas cotidianas que perpassam os processos de ensino e aprendizagem vivenciados nas escolas com as crianças. Tempos e espaços de formação continuada são uma necessidade inerente a nossa profissão e devem fazer parte de um processo de permanente desenvolvimento pessoal e profissional”, enfatizou a Assessoria do Núcleo de Educação Infantil da SMEd.
SMEd
Núcleo de Educação Infantil