- EMEF Admar Corrêa
- EMEF Ana Neri
- EMEF Dolores Garcia
- EMEF João de Oliveira
- EMEF João de Oliveira
- EMEF Mate Amargo
- EMEF Viriato Corrêa
- EMEF Cidade do Rio Grande
- EMEF Wanda Rocha Martins
Ainda que não haja nenhum caso de Dengue, Chikungunya ou Zika vírus registrado na cidade do Rio Grande, as escolas da rede pública municipal de ensino têm desenvolvido atividades e ações para divulgar informações relacionadas ao combate e à prevenção do mosquito causador dessas doenças: o Aedes aegypti.
Nesse sentido, as escolas têm contado com diversos parceiros, como o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande e a Secretaria de Município da Saúde, que estão repassando às comunidades escolares algumas dicas e cuidados para o trabalho de controle do Aedes aegypti, como cuidar dos pátios, não deixar água parada em recipientes, depositar lixo em local apropriado, limpar regularmente as caixas d’água, para que seja evitada a proliferação e a propagação de doenças.
O trabalho de conscientização nas escolas da rede municipal teve início durante a reunião que a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou com os gestores escolares, no dia 15 de fevereiro, quando a coordenadora do Programa de Prevenção da Dengue, Elisabeth Valentim Estima – que faz parte da Vigilância Ambiental de Saúde do Município – conversou com os gestores sobre ações a serem desenvolvidas já no início das aulas, no que diz respeito à prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
No dia 22 de fevereiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) deu início ao ano letivo promovendo a entrega de panfletos informativos aos alunos e familiares, e realizando um bate-papo com a comunidade escolar, o qual contou com a participação dos profissionais da FURG, que transmitiram algumas dicas e cuidados.
Na EMEF João de Oliveira Martins foi trabalhado coletivamente, em todas as turmas dos Anos Iniciais e Finais, a temática do mosquito transmissor da Dengue, através da confecção de livros, cartazes e panfletos informativos (distribuídos pelos próprios agentes mirins). Também foram produzidos vários painéis, além da criação e apresentação de um Teatro Interativo, denominado “Todos contra a dengue!”.
Entre as atividades desenvolvidas pela EMEF Cristóvão Pereira de Abreu estão filmes, vistoria na escola, confecção do mosquito Aedes, placas educativas, desenhos, crachás e ainda serão confeccionados painéis, cartazes e caminhada pela comunidade (Ilha da Torotama). As atividades, em um primeiro momento, foram desenvolvidas nos Anos Iniciais.
Em uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Rio Grande, o Estado do Rio Grande do Sul e o Governo Federal, algumas escolas da rede, como as EMEFs Dolores Garcia, Marília Rodrigues, Mate Amargo, Navegantes, Ramiz Galvão, Viriato Corrêa, entre outras, receberam militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, que desenvolveram atividades de conscientização sobre medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Dezenas de escolas da Rede Municipal realizaram atividades referentes ao tema, seja através de palestras, produção de trabalhos ou distribuição de panfletos. Nominar todos os trabalhos realizados seria muito difícil. Assim, consideramos que as poucas aqui citadas representem as tantas outras que, de alguma forma, estão divulgando os perigos que o Aedes representa e os cuidados que todos nós devemos ter para impedir que esse mosquito prolifere.
SMEd
Roberton Reis