Professores(as) dos 4º e 5º Anos reuniram-se para refletir sobre os tempos e espaços educativos nos Anos Iniciais

Na manhã do último sábado, 05 de março, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Iniciais, reuniu os(as) professores(as) dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Salão da Creche e Casa da Criança Mansão da Paz, no primeiro encontro de formação de 2016, para refletir sobre “A organização do tempo e espaço educativo nos Anos Iniciais”.

Na oportunidade, os(as) docentes foram recepcionadas com um café e presenteados(as) com um caderno customizado pelas Assessoras dos Anos Iniciais. Em suas falas, as Assessoras deram boas-vindas aos(às) docentes e ilustraram um pouco do que esperam para este ano letivo, junto ao processo formativo dos mesmos. Na sequência, todos(as) foram convidados(as) a refletir e se deleitar com uma atividade promovida pela professora Kátia Leivas, Assessora do Núcleo de Educação Infantil, que trabalhou a “Hora do Conto” com uma adaptação da história “Girafas não sabem dançar”, dos autores Giles Andreae e Guy Parker-Rees. Durante a contação, os(as) docentes foram convidados(as) a pensar sobre as possibilidades que a história trazia para o trabalho com as crianças e seus interesses, aliados aos componentes curriculares.

Como culminância da manhã, a professora Dinah Quesada Bech, da FURG, abrilhantou o encontro com sua fala sobre “A Organização do tempo e Espaço Educativo nos Anos Iniciais”, repleta de embasamento teórico, trazendo questões bastante indagativas a respeito dos ambientes e intenções pedagógicas ao qual os(as) professores(as) e estudantes estão inseridos. “Durante a exposição da professora Dinah fomos convidados a pensar através de questionamentos e imagens sobre as seguintes situações: Como é organizado o espaço da nossa sala de aula dos Anos Iniciais? Como o tempo é concebido e gestado nos Anos Iniciais? Que lugar ocupam as crianças nas decisões acerca do tempo e do espaço da sala de aula?”, destacou a Assessoria do Núcleo dos Anos Iniciais.

A manhã foi muito prazerosa e repleta de reflexões, o que demonstra cada vez mais a importância destes espaços educativos de formação. Estas palavras ganham vida na fala de uma das professoras presentes, que, ao ser questionada sobre a avaliação do encontro, afirmou: “São momentos importantes para a troca de experiências entre os colegas e palestrantes. Nos leva a refletir sobre nossa prática docente.”

SMEd
Assessoria do Núcleo dos Anos Iniciais