ALUNO DO HELENA SMALL DESTACA-SE NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Foto: Fabio Dutra

Foto: Fabio Dutra

Jovem de 12 anos, que sempre gostou da disciplina de exatas, revela que tem vontade de cursar mesmo é medicina

Fonte: www.jornalagora.com.br

O estudante Richard Junio Costa de Assis, do 8º ano da E.M.E.F. Helena Small, obteve medalha de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com isso, o jovem, de 12 anos, poderá se inscrever para participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Richard conta que a fórmula do sucesso é praticar e correr atrás do que não sabe. “Eu estudei pelas provas dos anos anteriores, o que eu não sabia, eu pesquisei, e algumas coisas eu perguntei para o meu pai, ele também me passou uns exercícios”, contou. Entretanto, disse que não imaginava que se destacaria entre os estudantes que participaram da olimpíada.

O tempo da prova era de três horas e meia, entreguei a prova faltando um minuto, fui o último da sala a entregar, e, por isso, achei que não tinha ido bem – confessou.

Apesar de manter média acima de nove, em todas as disciplinas, na escola, o aluno conta que sempre gostou de matemática e que sempre foi rápido em resolver contas. No entanto, revelou que pretende ser médico.

O pai, orgulhoso de Richard, Graciano Junio de Assis, acrescenta que o filho destaca-se nos estudos. Ele é pedagogo e conta que percebe que Richard é autossuficiente. “Ele não precisa de muita ajuda, é autodidata, quando precisa de uma informação, ele corre atrás, procura saber, pesquisar. E assim ele vai bem em todas as disciplinas”, constatou o pai. Ele diz, ainda, que incentiva os estudos, assim como também faz com seus dois filhos mais velhos, mas confessa que não vê muita influência, já que o interesse parte mesmo de Richard.

Acredito que para qualquer pai, ver um filho em qualquer premiação, independente da dimensão que isso tenha ou possa ter para a vida dele, é muito bom. Mas a felicidade maior é ver que isso parte dele, ele não é forçado a participar, não há pressão – concluiu Assis.

Trajetória

Richard é natural do Rio de Janeiro e mora com os pais e os dois irmãos mais velhos em Rio Grande, desde 2010, quando o pai, que é militar, foi transferido para a cidade gaúcha.

Desde que chegou, o jovem cursou o 2º e 3º ano do ensino fundamental na E.E.E.F. Revocata Heloisa de Mello, ingressou no 4º ano da E.M.E.F. Helena Small, onde permanece até hoje. O estudante aproveitou também para evidenciar a participação da professora Vera, do 7º ano. “A maioria das coisas que ela ensinou caiu na prova”, contou.

Além deste medalhista, outros 13 estudantes da Rede Municipal receberão Menções Honrosas. A medalha e as menções serão entregues pela coordenadora local da OBMEP, a profª dra. Mauren Porciuncula Moreira da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O Núcleo dos Anos Finais parabeniza aos estudantes, pais e professores, bem como a equipe diretiva das escolas da Rede Municipal. “Esta conquista é um reflexo da qualidade da educação nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio Grande”, destaca a assessora de Matemática da SMEd, Leila Mello.

Por Tatiane Fernandes
tati@jornalagora.com.br