Rio Grande possui três novas Escolas de Educação Infantil

 

O dia 22 de fevereiro de 2016 entrará para a história da educação do município do Rio Grande como a data em que o Executivo Municipal inaugurou três Escolas Municipais de Educação Infantil: as EMEIs Prof.ª Deborah Thomé Sayão (Bolaxa), Prof.ª Verenice Ferreira Gonçalves (Humaitá) e Prof.ª Nilza Alves Gonçalves (Bairro América), as quais, juntamente com outras ações da Secretaria de Município da Educação, como a incorporação do Centro Educacional Fraternidade, localizado no Bairro Getúlio Vargas, e a ampliação de vagas em outras escolas do Município, totalizam mil novas vagas para as crianças de 4 a 5 anos, só neste primeiro semestre.

As três inaugurações, que encerraram oficialmente as comemorações dos 279 anos de Rio Grande, além de movimentarem a comunidade rio-grandina, contaram com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e municipais. Estiveram presentes às cerimônias de inauguração: o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, representando a presidenta Dilma Rousseff; o prefeito Alexandre Lindenmeyer e a primeira-dama Eunice Lindenmeyer; o secretário de Município da Educação, André Lemes; o presidente do FNDE, Idilvan Alencar; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Sobral; o deputado federal Henrique Fontana; o comandante do 5º Distrito Naval, Victor Cardoso Gomes; além de vereadores, diretores e professores das escolas da rede municipal, familiares das professoras que dão nome as três escolas inauguradas, comunidade em geral e profissionais da imprensa.

As três cerimônias foram marcadas pela alegria da realização de um sonho de cada uma das comunidades, e, também, pela emoção dos familiares e amigos das três professoras homenageadas. A inauguração da EMEI Deborah Thomé Sayão contou com a presença da mãe e da irmã da professora homenageada (in memoriam), as quais disseram que a sua atuação na rede municipal de ensino “destacou-se pela visão antecipada da institucionalização da educação de 0 a 5 anos de idade”.

Nossa mãe era uma daquelas raras pessoas que por onde passava era admirada por todos. Sempre justa nas palavras e irradiando alegria. Agora o seu nome se imortaliza e isso nos deixa muito honrados, tendo a certeza de que a sua luta incansável pela educação não foi em vão”. Com essas palavras, Natali Silveira lembrou sua mãe, a professora homenageada (in memoriam) que dá nome à EMEI Verenice Ferreira Gonçalves. A cerimônia que inaugurou esta Escola foi de muita emoção, tanto por parte dos familiares, como por parte dos amigos e colegas.

Durante a inauguração da EMEI Nilza Alves Gonçalves, a filha da homenageada (in memoriam), Neuza Gonçalves, agradeceu ao Executivo Municipal pela sensibilidade na escolha do nome e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por sua mãe.

A inauguração de três escolas de Educação Infantil representa mais do que um compromisso assumido com a nossa comunidade. É um legado que deixamos para a cidade do Rio Grande, para as futuras gerações. Isso nos motiva ainda mais a seguir trabalhando para que todos e todas possam ter a garantia de uma educação gratuita e de qualidade”, destacou o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

Em sua fala, o secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva, disse que “este é um momento de muita alegria, no qual reafirmamos nosso compromisso com as crianças de 4 a 5 anos da nossa Cidade. Quando a atual gestão assumiu, apenas 58% das crianças de 4 a 5 anos frequentavam a escola pública, sendo que o restante não tinha escola para estudar. Até o final deste governo, teremos 100% das crianças desta faixa etária na escola”.

Outras cinco EMEIs estão em fase de conclusão – Vila da Quinta, Nova Quinta, ABC IX, Camping e Santa Rosa – e mais três entrarão em fase de licitação. A estimativa é chegar até o início de 2017 com o número de 3 mil novas vagas, o que representa universalizar o acesso das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola, e chegar a 30% do atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

SMEd
Roberton Reis