- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Na última quinta-feira, 10 de dezembro, foi realizada no Ipiranga Atlético Clube (IAC), a premiação da 15ª edição do “Amigo do Esporte”, que destacou 25 nomes esportivos, entre atletas e associações e/ou clubes com o troféu 40 anos do Jornal Agora.
Entre os premiados, estava o professor Leonardo Cunha, da EMEF França Pinto e do IFRS, que recebeu o Troféu 40 Anos do Jornal Agora por ser um dos principais nomes do Punhobol em Rio Grande, já que vem divulgando a modalidade na cidade desde 2013, quando participou, na cidade de Camaquã, do 1º Workshop de Punhobol, o qual foi promovido pelo professor Tales Amorim (IFSul Camaquã).
Com a bagagem, começou ainda em 2013 a propor o esporte nas aulas de Educação Física da EMEF França Pinto. No começo, assim como tudo que é diferente, o nome causou estranheza, pois os estudantes nunca tinham ouvido falar no esporte, ou seja, foi um trabalho que começou literalmente do zero. Mas o Punhobol deu tão certo que, no mesmo ano, foi realizado o 1º Festival de Punhobol do França Pinto, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas.
Em 2014, somente as aulas de Educação Física não eram suficientes para desenvolver o esporte na escola. Foi então que o professor lançou, no contraturno, o projeto “Punhobol na Veia”, que atualmente conta com mais de 30 estudantes. Além disso, organizamos o 2º Festival de Punhobol do França Pinto. No mesmo ano, a proposta foi estendida para alunos do IFRS
Com dezenas de praticantes na cidade, Rio Grande foi representado no Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar, que teve suas etapas em Novo Hamburgo e em Camaquã.
Em 2015, o esporte tomou força e se popularizou. Um novo projeto foi criado, além da realização do 3º festival do França Pinto. Para consolidar de vez a prática local, Rio Grande sediou, recentemente, uma das etapas do estadual, onde a equipe sub-16 do IFRS consagrou-se vice-campeã gaúcha.
“Agradeço a todos que, direta ou indiretamente, acabaram se envolvendo com este projeto. Um abraço especial aos meus alunos/atletas, que são parte fundamental desse reconhecimento, à direção das escolas em que leciono e à assessora de Educação Física da SMEd, Leontine Santos, pois foi com essas pessoas e instituições que eu pude contar sempre que precisei, para desenvolver o Punhobol em nosso Município”, disse Leonardo.
Com informações do Jornal Agora