Em agosto de 2015, foi lançado em Rio Grande o Projeto Literário Jovem Escritor, uma parceria entre a Academia Rio-grandina de Letras (ARL) e a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), cujo objetivo é desenvolver um trabalho literário junto às escolas da rede pública municipal de ensino, procurando semear o gosto pela leitura e escrita.
Na última terça-feira, 08 de dezembro, o Projeto Jovem Escritor teve sua primeira fase concluída, quando foi publicada a listagem dos melhores textos produzidos, individual e coletivamente. A primeira seleção dos textos esteve a cargo dos professores da rede municipal que, em suas Escolas, inscreveram os textos selecionados no Projeto, após orientarem seus alunos a produzirem textos em prosa e verso. Até o dia 31 de outubro, cada Escola pode inscrever cinco textos em cada uma das modalidades
Uma comissão da Academia Rio-Grandina de Letras, formada pelas Acadêmicas Dalva Leal Martins, Iracema dos Santos Martins, Glecy Therezinha Freitas Andrade, sob a coordenação do professor e poeta, Marcos Costa Filho, trabalhou na seleção final dos 98 textos inscritos.
Na sequência da realização do Projeto, a Academia Rio-Grandina de Letras e a Secretaria de Município da Educação ocupar-se-ão em organizar a parte da premiação e da edição da Primeira Antologia do Projeto Jovem Escritor.
Para ter acesso à classificação final dos textos em prosa e verso dos alunos da rede pública municipal de ensino, que participaram do Projeto Jovem Escritor, clique aqui.
Com informações da Academia Rio-grandina de Letras