SMEd realizou Formação para os Monitores da Educação Inclusiva

Na manhã do último sábado, 28 de novembro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizou mais uma formação direcionada aos Monitores da Educação Inclusiva que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.

A formação, que aconteceu no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, foi a atividade de fechamento do ano, tendo como objetivo dialogar e avaliar o trabalho realizado durante 2015.

No primeiro momento, acolhemos os monitores e agradecemos pelo trabalho que realizaram com os nossos alunos, destacando que eles são parte importante na construção da inclusão na educação. Após, aplicamos uma técnica em que agrupamos os participantes de acordo com cores, para compartilharem os nomes, escolas, alunos e os cursos em que realizam a graduação. Nesta roda de conversa, solicitamos que relatassem os aspectos significativos do trabalho de monitoria e outros pontos que consideravam importantes de se avançar. Depois desta discussão, voltaram ao grande grupo, e um dos monitores de cada grupo foi eleito para falar sobre o que havia sido discutido anteriormente”, explicou Luiza Bonneau, coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva.

De acordo com a coordenação do Núcleo, durante os relatos foram expressos muitos aspectos que as levaram a refletir, como por exemplo: “o aluno ensina o monitor a lidar com ele, e aprende-se o tempo todo”, “família é o pilar, e a escola são os braços”,  “o trabalho com eles está sendo desafiador”, “a inclusão tem muito a crescer”, “sempre tentar deixar a aluna cada vez mais independente”, “saber chegar na professora da sala de aula, ir comendo o mingau pelas bordas”, “as atividades podem ser diferentes, desde que sejam dentro do contexto”.

Escutar os relatos dos monitores é enriquecedor para todos e nos proporciona saber como eles estão enxergando sua relação com o aluno, ou seja, com a escola como um todo. Para nós fica claro que a inclusão é uma construção, sendo assim, estamos a cada dia, a cada ano, buscando novas ações e estratégias com o objetivo de sempre ir aprimorando e consolidando a inclusão em nossas escolas da rede municipal”, finalizou Luiza Bonneau.

SMEd
Roberton Reis