- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: CFDCI Escola Viva
- Crédito: CFDCI Escola Viva
- Crédito: CFDCI Escola Viva
O Sobrado dos Azulejos, prédio onde está localizada a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), abrigará até o dia 30 de novembro uma das quatro exposições do VI Festival Rio Grande Photofluxo: “Tempo-movente: Camadas temporais no antigo presídio, hoje Escola Viva”, que apresenta imagens das séries fotográficas desenvolvidas durante o ano de 2015 pelos estudantes das Oficinas criativas em fotografia, do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, as quais são ministradas pela artista visual, fotógrafa e professora Beatriz Rodrigues.
“Essa atividade possibilitou aos alunos refletirem sobre as memórias de dor vinculadas ao espaço do antigo presídio, e propor modos de ressignificá-las através das práticas criativas aplicadas em fotografia. Esta exposição mostra as criações dos estudantes na experimentação e vivência com estas diferentes abordagens, técnicas e materiais”, explicou a professora Beatriz Rodrigues.
A partir de vivências de ocupação de diferentes espaços da escola, para além da sala de aula, e também na vivência dos ambientes do entorno da escola, os/as estudantes, adolescentes, com média de 15 anos, foram apresentados aos princípios básicos da fotografia digital, e também a diferentes técnicas aplicadas à linguagem fotográfica.
A exposição “Tempo-movente: Camadas temporais no antigo presídio, hoje Escola Viva” apresenta trabalhos em fotografia de Bruna Lessa, Cristiane Brasil, Francine Castro, Hayssa Laranjo, Lucas de Oliveira, Marina Rosa, Marinna Rodrigues, Nicole Belasquem, Peterson Vergara e Ryan de Lima.
A abertura da exposição ocorreu no início da noite de segunda-feira, 16, e seguirá até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Para saber mais sobre o VI Festival Rio Grande Photofluxo, acesse o site e a página.
SMEd
Roberton Reis