“Núcleo de Imaginação” do CFDCI Escola Viva lançou fotonovela de ficção científica

No final da tarde do dia 23 de outubro, sexta-feira, foi realizado o lançamento da “Fotonovela Missão Estelar”, a qual foi pensada e criada pelo “Núcleo de Imaginação” do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva.

O Núcleo de Imaginação é composto pelos professores do CFDCI Escola Viva, Adão Veiga, Ângela Peixoto e Rosane Pereira. “Na verdade, este é  é um nome fictício, pois achei que ficaria legal na capa da revista. Imaginação é a palavra mágica que definiu este trabalho com o grupo Novo Afeto, que são nossos alunos especiais”, explicou o professor Adão.

De acordo com o professor Adão, “nas manhãs das sextas-feiras, durante nossos encontros, as professoras Ângela Peixoto e Rosane Pereira me ajudavam a deslocar os alunos por diversos setores da Escola Viva e, também, até a praça que fica próxima à Escola”. Nesses deslocamentos, o professor tirava fotos dos alunos, sempre em situações programadas, explicando que aquelas seriam cenas de uma fotonovela de ficção científica.

A fotonovela conta a história dos tripulantes da Nave Terra, que tem a missão de resgatar os sobreviventes de um planeta cuja civilização foi dizimada por um vírus. “Tirei as fotos, que foram recortadas e coladas em folhas de ofício e, a partir disso, desenhei os cenários, as situações, etc. Dessa forma, visamos resgatar aquelas antigas fotonovelas que eram moda há algumas décadas. Quero destacar que não há limites para a imaginação com esta forma de arte, pois podemos criar ficção científica, contos de fadas, terror, faroeste, qualquer coisa, uma vez que basta tirar as fotos, recortar e criar os cenários com os desenhos. É como filmar em estúdio azul”, relatou Adão Veiga.

O lançamento da fotonovela teve direito à sessão de autógrafos e apresentação teatral, onde foi abordado o tema bullying. A coordenadora do Núcleo de Bibliotecas da SMEd, Rosane de Azevedo, e gerente de Recursos Humanos da SMEd, Ingrid Wally, que prestigiaram o evento, relembraram seus tempos de juventude, quando apreciavam bastante este tipo de literatura.

O Núcleo de Imaginação do CFDCI Escola Viva agradece à SMEd, que através da Gerência Pedagógica, liberou a verba para a publicação de 100 exemplares da fotonovela.

Para os alunos  do Novo Afeto foi um momento muito importante, principalmente a hora de autografar as fotonovelas, pois eles se sentiram importantes, e é esse nosso objetivo”, destacou Adão Veiga.

 

SMEd
Roberton Reis