No mês de outubro, aconteceu a finalização das turmas de Alfabetização do Programa Alfa – Alfabetizando para Profissionalizar, que é uma iniciativa da parceria entre a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), Sindicato Rural de Rio Grande e Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (SENAR).
No ano de 2015, o Programa Alfa foi desenvolvido com muito sucesso na localidade da Quinta e na comunidade rural do Cerrito, formando duas turmas de 12 alunos cada. O referido programa possibilita para adultos do campo a oportunidade de aprender a ler e escrever, além de desenvolver cursos de formação profissional e de qualidade de vida.
O Alfa foi desenvolvido em 210 horas de alfabetização, complementadas por dois cursos regulares (Saneamento Rural e Qualidade de Vida no Meio Rural). Além disso, o programa oferece, sem custos, material didático, merenda escolar e bolsa benefício para o monitor-professor. O Coordenador do Núcleo da Educação do Campo, Felipe Alonso dos Santos, relata que “é um compromisso da atual gestão reduzir os indicadores de analfabetismo e baixa escolaridade nas comunidades rurais. O SENAR é uma ótima parceria para possibilitar a oferta de políticas de Educação de Jovens e Adultos através do Programa Alfa, já que parte do respeito e das especificidades dos homens e mulheres do campo”.
O programa iniciou no Município no ano de 2014, com uma turma. Já no ano de 2015, foi expandido para duas turmas e, para o ano de 2016, a Secretaria de Município da Educação e o Sindicato Rural de Rio Grande planejam fazer a adesão de três turmas, sempre com o compromisso de erradicar o analfabetismo nas comunidades rurais de Rio Grande.
SMEd
Núcleo da Educação do Campo