- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
- Crédito: Leonardo Cunha
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, localizada no bairro Miguel de Castro Moreira, desde o ano de 2013 estão inseridos e sendo aperfeiçoados em um esporte que vem crescendo cada vez mais na cidade de Rio Grande: o Punhobol. Tamanho destaque neste esporte fica evidente pelo fato de que a cidade do Rio Grande, através da Assessoria de Educação Física dos Anos Finais da Secretaria de Município da Educação (SMEd), sediará no dia 08 de outubro, a 2ª etapa do “Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar 2015”.
O disseminador desta ideia na EMEF França Pinto é o Prof. Leonardo Cunha que, em meados de 2013, quando foi a Camaquã participar de um Worshop sobre o esporte; tão logo retornou, já começou a aplicar o Punhobol como conteúdo da Educação Física, durante todo o 3º trimestre daquele ano.
O sucesso da proposta foi tamanho que no mesmo ano aconteceu o I Festival de Punhobol da EMEF França Pinto, sendo que em 2015 teve a sua 3º edição, a qual contou com 9 escolas e cerca de 120 estudantes praticando o esporte. “O objetivo dos festivais é justamente esse, ensinar o esporte para estudantes e professores, sem cunho competitivo”, afirmou Leonardo.
De acordo com Leonardo Cunha, “em 2014 as aulas de Educação Física já não davam mais conta de propor o Punhobol, afinal os alunos também têm que estudar outros conteúdos. Assim, decidi propor um Projeto de Punhobol, tendo como objetivo principal disseminar o Punhobol no ambiente escolar e formar equipes para competições, como o Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar. O projeto atende mais de 30 estudantes do 6º ao 9º ano da EMEF França Pinto, com treinos oferecidos no contraturno escolar”.
O nome do projeto foi dado, mesmo que de forma involuntária, por um dos estudantes, que durante um treino para a II Etapa do Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar, ao cobrar mais empenho dos colegas, disse: “Pô, não viesse com o Punhobol na veia hoje”.
“Neste mês de setembro, estaremos indo para Novo Hamburgo, com duas equipes sub-14, uma masculina e outra feminina, e uma sub-16, a fim de disputar a I Etapa do II Campeonato Gaúcho de Punhobol Escolar. Em outubro temos a II Etapa, que acontecerá aqui em Rio Grande mesmo”, finalizou o professor Leonardo Cunha.
SMEd
Roberton Reis