- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
Promovido pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Assessoria de Educação Física dos Anos Finais, aconteceu em nosso Município, no último sábado, 15 de agosto, o 2º Festival de Esporte Educacional Especial, que teve a participação de 200 alunos de 21 instituições: EMEFs Admar Corrêa, Altamir de Lacerda, Ana Neri, Aurora Cadaval, Bento Gonçalves, Clemente Pinto, Dolores Garcia, França Pinto, Franklin Roosevelt, Frederico E. Buchholz, Peixoto Primo, Ruy Poester, Sant’Ana, Wanda Rocha e Zelly Esmeraldo.Também participaram a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi, a APAE Rio Grande, a APAE de São José do Norte, o CFDCI Escola Viva, a Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo e a Escola Municipal de Educação Bilíngue Prof.ª Carmen Regina Baldino.
Neste ano, a equipe organizadora, composta pela assessora de Educação Física da SMEd, Leontine Santos, e pelos professores da rede municipal, Felipe Motta, Dinair França, Deborah Andrade, Adriane Germano e Leda Bonamigo, trouxe a arte circense como ponto chave do encontro, além da Bocha Paralímpica. que arrancou suspiros, tanto dos participantes quanto dos expectadores que acompanhavam o evento.
“Neste 2º Festival, contamos com o apoio do SESI e com a parceria da Prof.ª de Zumba, Fernanda Almeida, que balançou e integrou os 200 participantes na atividade inicial, onde todos, indiferente de suas limitações, dançaram e interagiram alegremente. Contamos também com a parceria do Prof. Ico Baroni, do IFRS, de seu estagiário, Luiz, e de seus alunos do Projeto de Extensão em Circo, os quais foram responsáveis pelos ações de malabares, equilíbrio e pirâmides humanas. A Prof.ª do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva e da EMEF de Tempo Integral Valdir de Castro, Claudiane Lopes, juntamente com suas alunas, abrilhantaram a acolhida inicial ao evento, assim como a Estação dos Malabares”, explicou Leontine Santos.
A parceria incansável, tanto no planejamento quanto na execução, dos professores de Educação Física da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi, da Escola Municipal de Educação Bilíngue Prof.ª Carmen Regina Baldino e da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, foi essencial para o sucesso desta 2ª edição do Festival, pois os mesmos participam da formação continuada em Esporte Educacional, que é uma iniciativa da Petrobras e do Instituto Esporte e Educação, que tem por objetivo criar uma Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, possibilitando, por meio de transferência de tecnologias, aumentar o acesso semanal à prática de um esporte que inclui a todos, constrói coletivamente, melhora a saúde e contribui para a formação de um cidadão crítico e participativo.
De acordo com Leontine Santos, “a realização do 2º Festival de Esporte Educacional Especial contempla a demanda dos professores que atuam junto aos alunos especiais de nossa cidade, os quais se empenham para oportunizar atividades diferenciadas a seus alunos, para além daquelas oferecidas em nosso Município, a exemplo dos Jogos Especiais, o qual se encaminha para a 9ª edição, sob coordenação do Núcleo de Iniciação Esportiva da SMEd”.
SMEd
Roberton Reis