Escola Bilíngue realizou aula inagural da EJA na segunda-feira, 10

No início da noite de segunda-feira, 10 de agosto, a Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, que está localizada no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, realizou a aula inaugural da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), direcionada à comunidade surda do Município.

A modalidade EJA da Escola Bilíngue está dividida em dois blocos, sendo que o primeiro corresponde aos Anos Iniciais e o segundo aos Anos Finais. De acordo com Cristiane Terra, cooordenadora da Escola, já foram matriculados 19 alunos, com idades que variam entre os 20 e os 58 anos.

Estiveram presentes à aula inaugural, representando a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), a superintendente de Gestão Pedagógica, Ingrid Wally Jorge; a gerente dos Recursos Humanos, Luciane Amaral; e a coordenadora do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos, Márcia Meyer. Também compareceram os representantes da Câmara Municipal do Rio Grande, a vereadora Denise Marques e o vereador Paulo Renato Gomes.

O público presente pode conferir relatos de três professores universitários surdos, que compartilharam suas experiências enquanto estudantes incluídos em escolas especiais e regulares. Em suas falas ficaram evidentes todas as dificuldades encontradas ao longo de suas trajetórias estudantis, as quais quase os fizeram desistir dos seus sonhos. Os professores universitários surdos ainda destacaram a importância da efetivação de uma escola para surdos, já que os mesmos têm que ser reconhecidos como pessoas que falam outra língua e precisam ter suas especificidades respeitadas por todos.

Também aconteceram relatos de estudantes que se matricularam na EJA da Escola e que estavam afastados há muitos anos de uma sala de aula, exatamente pela dificuldade em estar entre diversos colegas que não faziam parte do seu universo, num contexto altamente excludente.

Foram disponibilizadas seis salas de aulas e dez professores para ensinar libras e todas as disciplinas da EJA aos alunos, que terão aula das 18h30 às 22h30, de segunda a sexta-feira.

O momento foi muito emocionante e provocou reflexões relevantes nos ouvintes, já que é imprescindível que respeitemos todas as particularidades. Certamente, a Escola Bilíngue, com a modalidade EJA, suprirá uma carência significativa, tanto em Rio Grande quanto em municípios vizinhos. É preciso que tenhamos sensibilidade sempre para proporcionar espaço a todos, na sua plenitude”, destacou a coordenadora da EJA da SMEd, Márcia Meyer.

SMEd
Roberton Reis