Professores da Educação Especial participaram de reunião com o Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd

Na última sexta-feira, 03 de julho, o Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou a sua reunião mensal com os professores da Educação Especial (Salas de Recursos e Salas de Recursos de Inclusão) da rede pública municipal de ensino.

“Iniciamos a reunião com a apresentação de um vídeo, objetivando proporcionar ao grupo um momento para tocar seus sentimentos, onde cada imagem e frase que aparecia deveria ter um sentido para vida de cada um”, explicou a coordenadora do Núcleo, Luiza Bonneau.

Após, foi realizada uma dinâmica, onde cada professor recebia uma bala, tendo como tarefa: “abrir a bala, sem usar as mãos”. Sendo assim, cada um foi buscando alguma estratégia para realizar a meta sugerida. A maioria dos professores solicitou ajuda ao colega para abrir a sua bala. Segundo Luiza, “após essa técnica, dialogamos com os professores a respeito da necessidade de que todos nós temos do outro em várias situações; e, também, a respeito de que não devemos nos sentir incapazes, por necessitar do outro. Essa dinâmica nos coloca um pouco no lugar de uma pessoa que não consegue usar as mãos”.

Dando prosseguimento à formação, os professores levaram para a reunião, como tarefa, um Estudo de Caso. Foi solicitado aos mesmos que formassem grupos, por Pólos, onde eles tinham como meta apresentar seu caso e escolher qual colocariam ao grande grupo. De acordo com o Núcleo, “foi nesta apresentação que vimos a importância de todos escutarem cada caso, como também, participarem, apresentando estratégias para ajudar os colegas”.

A superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Ingrid Wally, também esteve presente e contribuiu com a formação, comentando o quanto sentiu que estes momentos de trocas de experiências enriquecem as práticas dos profissionais da Educação Especial, e como são muito necessárias.

Para finalizar a reunião, o Núcleo de Diversidade e Inclusão solicitou aos  professores que levem, na próxima formação, um Parecer Pedagógico sobre a avaliação de um dos alunos atendidos nas Salas de Recursos, sem que o mesmo seja identificado, colocando, apenas,  o número do Pólo de sua escola.

Os professores que atuam no turno da manhã participaram da reunião que aconteceu no Auditório do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, às 8h30. Já os professores do turno da tarde, estiveram presentes à reunião que iniciou às 14h, na Sala 207 do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.

SMEd
Roberton Reis