- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
Iniciou na última terça-feira, 16 de junho, na cidade de Mata de São João – BA, o 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, no qual, a partir do tema “O papel dos Dirigentes Municipais de Educação na implementação do Sistema Nacional de Educação”, estão sendo debatidos os desafios da conjuntura educacional com gestores e membros das equipes técnicas de secretarias municipais de educação.
O secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva, está participando do Fórum, sendo que este é o terceiro ano consecutivo em que o Município é representado neste que é o maior evento nacional a congregar os secretários de educação dos mais de 5 mil municípios do país.
Esta 15ª edição do Fórum Nacional de Dirigentes Municipais em Educação é a primeira participação do secretário da Educação de Rio Grande como presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNDIME/RS). André Lemes, que é coordenador dos secretários de Educação da Azonasul, foi empossado presidente da UNDIME/RS no final de março. A delegação gaúcha está composta por 67 secretários Municipais de Educação de diferentes cidades e regiões do Rio Grande do Sul.
Ao todo, serão quatro dias de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. O formato dos trabalhos repetirá a iniciativa bem-sucedida do Fórum de 2014. Na ocasião, foram realizadas oficinas com temas diferenciados.
A manhã de quarta-feira, 17 de junho, foi destinada às salas temáticas, que debateram nove assuntos diferentes: Plano Municipal de Educação; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação Inclusiva; Educação Integral; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo; Gestão Democrática; e Financiamento da Educação. André Lemes, durante a tarde, coordenou a Mesa de Trabalho que debateu “Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação”.
SMEd
Roberton Reis