- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Leandro Ferreira
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Iniciais, reuniu na tarde do dia 12 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande, os professores da rede pública municipal de ensino que atuam com os 3º e 4º anos, para refletir e dialogar acerca da Progressão Continuada das aprendizagens dos educandos.
A palestra/conversa ficou sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Bellé Zasso, do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que de forma muito branda e próxima da realidade do Município, abordou a temática “Progressão Continuada no Ciclo da Alfabetização: reflexões, desafios, constatações e possibilidades”. A seguir, os envolvidos levantaram questionamentos e iniciaram uma roda de conversa sobre o assunto.
“A temática abordada nesta tarde é de fundamental importância para pensarmos o processo de ensino-aprendizagem de forma espiral”, explicou Paula Pires, coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais. Com a Lei de implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, a organização dos tempos e espaços da Alfabetização passou a ser pensada em um Ciclo, que compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Para este Ciclo foi estabelecido um processo que garantisse a progressão destes alunos de forma continuada, sem interrupções do 1º ano para o 2º ano e do 2º ano para o 3º ano.
“O encontro propiciou muitas contribuições para que possamos repensar nossos currículos, suas abordagens, tempos e espaços”, finalizou Paula Pires.
SMEd
Roberton Reis