3º Encontro do Fórum Municipal de Gestores Escolares debateu a “Gestão Democrática e Participativa”

No dia 28 de maio, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, o 3º encontro do Fórum Municipal de Gestores Escolares, nos turnos da manhã e da tarde, quando foi debatida a temática “Gestão Democrática e Participativa”.

A reunião iniciou com o repasse de alguns informes de cunho administrativo e pedagógico aos gestores. Também foi destacada a data limite para a entrega do Plano de Ação por parte dos gestores escolares: 10 de agosto.

A assessora do Núcleo de Orientação e Supervisão da SMEd, Tania Tuchtenhagen Clarindo, foi quem palestrou para os diretores das escolas da rede municipal, abordando a temática da Gestão Democrática e Participativa como um dos  desafios da educação contemporânea.

Alguns dos diretores realizaram a leitura do “Diário do Gestor”, proposto no 2º encontro do Fórum como um instrumento de reflexão e exposição das atividades a distância. Também foram oportunizadas aos participantes do encontro atividades como autorretrato da escola,  debates e diálogos sobre a Gestão Escolar, vídeos e partilha de experiências.

Além dos gestores escolares, participaram do encontro a secretária-Adjunta da SMEd, Neci Bandeira; a superintendente de Gestão Pedagógica, Ingrid Wally; a gerente Pedagógica, Raquel Lempek; e coordenadores e assessores dos Núcleos Pedagógicos da Secretaria da Educação.

O Fórum Municipal de Gestores Escolares tem como meta oportunizar aos gestores escolares espaços para discussão, reflexão e construção de estratégias político-pedagógicas, considerando a realidade de cada comunidade escolar, as formas pelas quais se inter-relacionam as políticas educacionais, a organização e gestão das escolas, bem como as práticas pedagógicas na sala de aula.

O próximo encontro do Fórum Municipal de Gestores Escolares acontecerá no dia 26 de junho, quando a temática será “Avaliação Institucional, Avaliação Interna e Externa”.

SMEd
Roberton Reis