Projeto da EMEF Cristóvão Pereira estimula a comunidade escolar a ler

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristóvão Pereira de Abreu, localizada na Ilha da Torotama, com o objetivo de continuar estimulando a leitura, reeditará o projeto “Cristóvão para e lê – Biblioteca Itinerante”, já em vigor desde o ano de 2006.

Todas as quartas-feiras, no primeiro período da manhã, e no primeiro período da tarde, durante 15 minutos, toda a escola para e lê (alunos, professores, funcionários e comunidade).

Os alunos leem os livros que estão separados em caixas, escolhidos por interesses, faixa etária, ano escolar etc. Neste dia da semana, o acervo da biblioteca sai das prateleiras e interage diretamente com a comunidade escolar. É um processo vivo, de escolha, e deste modo o conhecimento vai sendo construído.

A autora deste projeto é a professora Rosa Maria Martins Pereira, que observou esta defasagem no ano de 2006 e propôs o projeto à direção e demais professores, que aceitaram o desafio e hoje é um projeto da própria comunidade escolar.

Recentemente, no mês de abril, no “Curso Escola da Terra”, em Tramandaí, o primeiro projeto, “Ler e criar para transformar”, foi apresentado e o representante do Ministério da Educação (MEC), que lá estava presente, solicitou à professora o material impresso para levar a Brasília.

A direção e o corpo docente acreditam que “este projeto oportuniza a proficiência em leitura e escrita dos alunos”.

SMEd
Roberton Reis