- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Chegou ao fim a Conferência Municipal de Educação da cidade do Rio Grande, que teve início na manhã de ontem, 15 de abril, no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul (CIDEC–Sul), localizado no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na manhã desta quinta-feira.
Conforme Regimento e programação, neste segundo dia de Conferência foram trazidas para discussão, votação e aprovação na Plenária Final, aquelas estratégias constantes no texto-base do Plano Municipal de Educação (PME) que não atingiram 51% de aprovação durante a tarde de ontem, quando os Delegados participaram das discussões e debates nas 8 Salas de Eixos Temáticos.
Os mediadores da Plenária Final foram: Débora Sotter, representando os gestores escolares; Tania Clarindo, representando a Secretaria de Município da Educação; Felipe Alonso, representando o Fórum Municipal de Educação; Doris Nogueira, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande; Rosane Pfarrius, representando o Conselho Municipal de Educação; e Olímpio Gutierres, representando os pais/responsáveis pelos alunos.
No final da manhã, após a leitura, discussões, alterações e votações, o Plano Municipal de Educação foi aprovado pelos Delegados presentes à Plenária Final. Os próximos passos são o envio do PME ao Executivo Municipal, para que, através de Projeto de Lei, seja enviado à Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação.
“Gostaria de parabenizar os delegados (diretores, professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis) presentes à Conferência Municipal de Educação da cidade do Rio Grande, valorizando, assim, a participação e suas ações em cada contexto escolar, e comprometendo-se, de fato, com a efetivação do PME”, destacou Ingrid Wally Jorge, gerente de Recursos Humanos e superintendente interina de Gestão Pedagógica.
O secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva, classificou a aprovação do Plano Municipal de Educação como um momento histórico para o Município, pois foi construído com a participação de todos sujeitos envolvidos com as questões educacionais. “Demos mais um passo na concretização dos compromissos assumidos pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer junto ao povo da cidade do Rio Grande”, destacou André Lemes.
Ao final de sua fala, o secretário da Educação agradeceu a participação “de todos que se colocaram à disposição para que pudéssemos chegar a este momento”. André Lemes ainda fez um agradecimento especial à equipe da SMEd, “que não mediu esforços para a realização desta Conferência”.
SMEd
Roberton Reis