Encontro da Educação Infantil debate a organização do espaço enquanto parceiro da proposta pedagógica

Crédito: Núcleo de Educação Infantil

Crédito: Núcleo de Educação Infantil

Na tarde do dia 5 de março, estiveram reunidos no Auditório da Casa da Criança Mansão da Paz, os professores e gestores da Educação infantil da rede pública municipal e das escolas conveniadas, a fim de debater os desafios e possibilidades na organização dos espaços na Educação Infantil.

A tarde foi conduzida pela Profª. Drª. Maria da Graça Horn (UFRGS), que trouxe à luz uma perspectiva de educação da infância italiana, com possibilidades de organizar os espaços das instituições tendo-os como parceiros na ação pedagógica.

Cabe destacar que a Itália é pioneira nos estudos e na elaboração de Políticas Públicas voltadas para a Educação Infantil. Estes estudos servem de inspiração para que possamos qualificar os tempos e espaços, bem como as Propostas Pedagógicas voltadas às crianças de zero a 5 anos em nossa cidade. Neste sentido, conforme destacou Horn em sua fala “Não existe modelo padrão de organização do espaço. O criamos e recriamos para atender nossas necessidades pedagógicas”.

Na oportunidade, foram distribuídos às professoras um caderno e uma camiseta, como forma de reconhecimento por valorizar os processos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Município da Educação (SMEd).

Para quem tiver interesse em conhecer a abordagem italiana, apresentada pela Profª. Maria da Graça e os espaços na Educação Infantil, seguem algumas referências:

  • EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1999.
  • EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella & cols.. Bambini: A abordagem italiana à educação infantil. PortoAlegre: Artmed, 2002.
  • HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, Cores, Sons, Aromas: A  organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • ZABALZA, Miguel Angel. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SMEd
Núcleo da Educação Infantil