A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através da Superintendência de Gestão Pedagógica, divulga o Calendário Escolar 2015 das escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.
Construído em conjunto com os gestores das escolas da rede municipal, o Calendário Escolar 2015 assinala o dia 23 de fevereiro como data inicial do ano letivo, tendo seu término previsto para o dia 22 de dezembro. Já o recesso escolar de inverno inicia no dia 20 de julho, estendendo-se até 1º de agosto.
O Calendário Escolar 2015 está organizado de forma a atender os 200 dias letivos e as 800 horas no Ensino Fundamental, de acordo com a LDB 9394/96. Nas escolas que possuem Educação de Jovens Adultos (EJA), o calendário segue como previsto na Lei: 100 dias no primeiro semestre e 100 dias no segundo.
Aquelas escolas da rede municipal que ofertam o atendimento de Creche em turno integral terão suas atividades retomadas no dia 03 de fevereiro.
No período compreendido entre os dias 05 e 13 de janeiro de 2015, a secretaria das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal estarão abertas para a confirmação de matrículas do 1º Ano e, também, para que sejam feitas inscrições para transferências.
Entre os dias 23 e 30 de Janeiro, as secretarias escolares estarão funcionando para que seja feita a confirmação de matrícula dos estudantes transferidos. Já nos dias 03, 05, 10 e 12 de fevereiro, as escolas estarão abertas para atendimento à comunidade, das 9h às 13h.
Dentre as diversas atividades que constam no Calendário Escolar 2015, destacamos a “Aula inaugural”, que está prevista para o dia 19 de fevereiro; Avaliação do Plano de Ação, no dia 17 de julho; Avaliação com a Comunidade Escolar, no dia 18 de julho; e o “Encerramento do Fórum de Gestores”, nos dias 26 e 27 de novembro.
No ano de 2015, a proposta de Formação Continuada é que esta seja realizada, prioritariamente, por dentro do espaço escolar. Assim, cada escola deverá entregar até o dia 1º de abril o Plano de Ação de sua instituição, contendo as temáticas a serem discutidas pelos docentes no espaço formativo da escola.
A SMEd também continuará propondo espaços de Formação Continuada para todos os docentes da rede, de acordo com o cronograma que será divulgado em fevereiro de 2015.
SMEd
Roberton Reis