- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
Aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro o II Seminário Estadual do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. O evento foi realizado, concomitantemente, no Teatro Guarani e no Prédio Santa Margarida, na cidade de Pelotas.
Participaram do Seminário as 13 Orientadoras de Estudos da rede pública municipal de ensino de Rio Grande: Aline Minasi, Chirly Duarte, Débora Porto, Leila de Souza Mello, Leyza Duarte, Luciane Longaray, Maria Alonso, Márcia Furtado, Nelda Santos, Paula Pires, Rafaela Gasso, Rafaelle Vieira, Roberta Torres, juntamente com a superintendente Pedagógica e Coordenadora Local do Pacto, Juliane Alves.
A abertura do evento aconteceu no Teatro Guarani, na manhã do dia 9. Após, iniciou-se a Conferência Inicial: “Matemática, Aprender e Compreender”, com a professora Luzia Faraco Ramos. À tarde, no prédio Santa Margarida, as Orientadoras de Estudos participaram de oficinas e relatos de experiências.
Já no dia 10, pela manhã, houve a palestra “Políticas de diferença, memória social e relações étnico-raciais”, com as professoras Madalena Klein, da UFPel; Ledeci Lessa Coutinho, da SMEd de Canguçu; e Marielda Barcellos Medeiros, da CRE de Pelotas. Durante a tarde, as Orientadoras participaram de minicursos com diferenciadas temáticas.
No dia 11, a pauta da manhã ficou por conta da professora Fernanda Antoniolo (FURG), com a “Alfabetização e Educação Matemática: relações com a Neurociências”. Na parte da tarde ocorreu a Conferência de encerramento “Avaliação Nacional da Alfabetização: desafios para a gestão e organização do trabalho pedagógico”, com o professor João Alberto da Silva (FURG) e a professora Maria Nônnberg (UFPel).
O coquetel de encerramento aconteceu no Clube Diamantinos, para que todos os participantes do Seminário pudessem confraternizar depois de um ano intenso de formações e estudos.
SMEd
Coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais
Paula Pires