- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Na tarde da última quarta-feira (3), no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., numa iniciativa do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação (SMEd), foi realizado o I Festival de Vídeo Estudantil de Rio Grande.
Com o objetivo de motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar, o Curso de Cinema e Audiovisual da UFPel e o NTM realizaram, de maio a dezembro deste ano, na cidade de Rio Grande, diversas Oficinas para a criação de vídeos dos alunos das escolas da rede pública municipal, sendo a culminância do Projeto a participação no Festival.
Na oportunidade, foram exibidos oito vídeos (curtas) produzidos pelos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino: “A culpa é do teatro”, da EMEF Frederico E. Buchholz; “A escola mal assombrada”, da EMEF Dolores Garcia; “Ass.: Joana”, da EMEF Coriolano Benício; “Família: um caminho para uma nova vida”, da EMEF Sylvia Centeno Xavier; “Nada é impossível”, da EMEF Helena Small; “O ataque do zumbi capenga”, da EMEF França Pinto; “O estranho caso do cadáver na praia”, da EMEF Cristovão P. de Abreu; e “Pedro e Marina”, da EMEF João de O. Martins.
A Mesa de Abertura da Cerimônia de Premiação contou com as seguintes autoridades: secretário de Município da Educação, André Lemes; superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Juliane Alves; Prof. Dr. do Curso de Cinema e Animação da UFPel, Josias Pereira; e a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, Josiane David.
Após a apresentação dos curtas, foi realizada a premiação dos vídeos que obtiveram melhor desempenho em diversas categorias analisadas e julgadas pelos próprios alunos da rede, uma vez que todos os curtas foram apresentados previamente nas escolas participantes do festival.
“Foi maravilhoso a nossa escola participar deste Festival de Vídeo Estudantil, pois foi uma ação conjunta dos alunos e tudo foi feito com muito esforço; foi uma honra”, disse a aluna Lohana Laureano, da EMEF Sylvia Centeno Xavier. Já a aluna Lizandra Bueno, da mesma escola, disse que “fazer este curta foi muito importante para todos, pois ele mostra uma lição de vida e aprendizado, destacando que não se deve usar drogas, uma vez que esse uso pode acabar com a nossa vida”.
No decorrer da Cerimônia, Josias Pereira anunciou que o vencedor da categoria “Melhor Filme” estará automaticamente classificado para participar da 10ª edição do Festival Nacional de Cinema (Cinefest), que acontecerá em outubro do próximo ano, em Santa Maria. A premiação foi dividida em 10 categorias, confira os vencedores:
O ganhador da categoria principal, de melhor vídeo, foi o curta “A culpa é do teatro”. O curta também conquistou mais outras três categorias: a de melhor roteiro, melhor produção e de melhor ator, com o jovem Wesley Assunção.
“O ataque do zumbi capenga” conquistou o prêmio de melhor direção de arte e de melhor trilha sonora.
O curta “Ass.: Joana”, também conquistou duas categorias: melhor atriz, com Larissa Lackman, e melhor atriz coadjuvante, com Evelin Nunes.
A categoria melhor direção premiou o curta “A escola mal assombrada”, e o prêmio de melhor ator coadjuvante foi para Breno Barros, do curta “O estranho caso do cadáver na praia”.
De acordo com o Secretário da SMEd, André Lemes, “este Festival é de extrema relevância para a formação dos jovens e crianças das escolas do nosso município, pois as práticas realizadas durante o processo enriqueceram a metodologia dos professores para atividades desta natureza”.
SMEd
Roberton Reis