- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
- Créditos: Roberton Reis
Em uma iniciativa da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, teve início na última quarta-feira, 29 de outubro, o 2º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, o qual está sendo realizado no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Direcionado a professores(as), diretores(as), supervisores(as), orientadores(as), monitores(as), familiares e funcionários da rede pública municipal de ensino e escolas especiais do Município, o Seminário tem como objetivo oportunizar a problematização e o diálogo plural acerca das questões que envolvem a inclusão escolar, com ênfase para as adaptações curriculares e o uso de tecnologias assistivas.
A Mesa de Abertura do 2º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão contou com a presença das seguintes autoridades: secretário de Município da Educação, André Lemes, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer; superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Juliane Alves; coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd, Luiza Bonneau; Claudionara Carvalho, representando a 18ª CRE; e Márcio Caetano, representando a reitora da Universidade Federal do Rio Grande.
Em sua fala, o secretário André Lemes ressaltou que ao assumir a SMEd havia um grupo que até então trabalhava apenas as questões da Educação Especial. “Nós decidimos constituir e multiplicar esse grupo para tratarmos também das questões da diversidade; e tratarmos a inclusão não apenas para as pessoas com deficiência, mas, sim, para tratarmos da inclusão em todas as suas dimensões.”
“Este Seminário foi pensado com muita carinho e cuidado para que as temáticas sejam relevantes, que oportunizem reflexões acerca da inclusão. Contudo, nós sabemos que a inclusão é muito mais do que possibilitar infraestrutura e tecnologias. Acima de tudo, inclusão é uma atitude”, destacou Juliane Alves.
Desfeita a Mesa de Abertura, foi a vez da emocionante apresentação artística dos alunos da Escola Maria Montessori (APAE – Rio Grande). Logo após, teve início a palestra “Autismo e Inclusão Escolar”, com a Mestra Anita Jovelina Brito de Jesus, juntamente com seu filho Nicolas Brito Sales, os quais escreveram o livro “Meu filho ERA autista: A história real de um garoto que nasceu autista e aprendeu a viver em dois mundos” e “TEA e Inclusão Escolar: Um sonho mais que possível”.
O 2º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão continua nesta quinta-feira e encerrará amanhã, dia 31. Confira a programação aqui.
SMEd
Roberton Reis