EMEF Porto Seguro realizou 8ª Feira do Livro e Mostra Cultural

No dia 10 de outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro, localizada no bairro Parque Marinha, realizou a 8ª Feira do Livro e Mostra Cultural, a qual, neste ano,  valorizou a produção literária dos escritores rio-grandinos.

Os mais variados trabalhos foram apresentados nas diversas áreas do conhecimento, entre eles: exposição de trabalhos sobre autores, maquetes, releitura de obras de Wagner Passos e Lorde Lobo, assim como os escritores da plataforma HQ. Também aconteceram declamação de poesia, apresentação musical, entre outras ações envolvendo a literatura.

Os estudantes foram estimulados a conhecer obras de escritores de nossa cidade e, logo após,  juntamente com os professores, selecionaram alguns deles para realizarem as mais diversas atividades, desde entrevista, esquetes teatrais, recital de poesias, entre outros trabalhos. Os escritores Dalva Leal Martins, Paulo Olmedo, Iracema Martins  e Nilza Fountoura  prestigiaram o evento e participaram da atividade “Conversa com o autor”,  que envolveu emocionalmente, além dos estudantes,  os convidados que estiveram presentes.

Mensagens como “A vida nos inspira a escrever”, de Paulo Olmedo, e “É muito bom ler a vida. A vida está cheia de mensagens”, de Nilza Fountoura, dentre outras expressões dos autores, comprovam o quanto é recompensador ser um bom leitor.

Outro momento marcante da manhã foi o concurso “Poetando”, em que os estudantes da 8ª Série e dos 9º Anos, após muitas oficinas, produziram “Poesias Gaudérias”, que é um projeto elaborado pela Profª. Janise Fountoura. “Ricas produções foram analisadas sob a ótica de palavras – expressões gauchescas, rimas e declamação”, destacou a assessora de Língua Portuguesa da SMEd, Joelma Furtado.

Ainda de acordo com a assessora de Língua Portuguesa, “é uma responsabilidade imensa escrever, porque transmitimos através da palavra o que pensamos, logo, buscar desenvolver a competência leitora é um desafio, já que nesta realidade imediatista ao saborear um bom livro temos que anteriormente desenvolver a postura de um leitor – o que realmente não é muito fácil. Cabe, então, a nós, professores, buscarmos propiciar atividades como estas desenvolvidas na Escola Porto Seguro – um grande envolvimento da equipe diretiva e pedagógica que não mediu esforços para concretizar este trabalho! Todos estão de parabéns, pois foi uma atividade em que professores estiveram totalmente envolvidos, englobando os Anos Iniciais e os Anos Finais.

Para finalizar: “O Bom Livro é Porto Seguro!”, frase criada pela autora Nilza Fontoura para a  8ª Feira do Livro.

 

SMEd
Roberton Reis